GESTÃO HUMANIZADA: AFINAL, O QUE É ISSO?

PRINCIPAL OBJETIVO É APROXIMAR OU REAPROXIMAR SÍNDICOS E GESTORES DOS CONDÔMINOS

  

Não é incomum no meio condominial que proprietários e gestores tenham uma relação minimamente conturbada. De um lado, os condôminos que, às vezes, não respeitam normas predefinidas e não estão totalmente alinhados com os deveres de um indivíduo dentro de um condomínio. Do outro, os síndicos que, não raro, estão ocupando o cargo porque não havia outra pessoa para tal e, com isso, acaba não levando em consideração pedidos que poderiam melhorar a qualidade de vida dentro daquele local.

Contudo, existe um novo método de gestão que está ganhando cada vez mais espaço nesse meio: a gestão humanizada, que tem como principal objetivo aproximar ou então reaproximar gestores e condôminos. A advogada, contadora e síndica profissional Maria Eusa, diretora do Grupo D’Paula, é especializada em soluções para condomínios e explica algumas etapas dessa nova iniciativa.

Para ela é obrigatório, primeiro, entender o contexto atual. “O comportamento das pessoas vem se transformando de forma acelerada com o uso da tecnologia, sobretudo as pessoas se escondem atrás de uma tela, e não temos mais controle de suas reações”, diz.

Para tanto, Maria Eusa destaca que é preciso colocar em prática os três pilares da gestão condominial:

  1. Observar as pessoas: observar é fundamental para conhecer a personalidade de cada condomínio e entender a necessidade de cada um e assim implementar uma gestão humanizada.
  2. Criar laços: ter um bom relacionamento, bem como estabelecer uma relação de confiança com todos os envolvidos.
  3. Estar sempre aberto a mudanças: condomínio é constituído por diversas pessoas de personalidades e pensamentos diferentes. Os gestores precisam ter habilidade humanizada para lidar com cada pessoa e adaptar com o convívio de cada um.

Com isso, também é importante ressaltar como a maioria dos problemas pode se resolver por meio de uma conversa direta e clara entre as partes, levando em consideração a opinião de cada uma delas.

Tendo em vista essas características, a gestão humanizada visa a assegurar uma melhor convivência dentro do ambiente condominial. A especialista afirma também que ser mais humano na hora de resolver problemas não implica no descumprimento das regras e normas.

Conscientização é a palavra- -chave para sensibilizar todos os atores do condomínio: “diante do exposto, não iremos deixar de cumprir as regras, mas devemos mostrar a importância de cada uma delas e conscientizar sobre a importância desta regra, seja Convenção de Condomínio ou Regulamento Interno e até mesmo as Assembleias, pois assim teremos um ambiente mais leve e, como retorno, obteremos qualidade de vida e valorização patrimonial dos imóveis.”, finaliza.