Síndico sem fronteiras

Entendo que a expressão “síndico” é ainda mais abrangente do que se possa imaginar. Com o surgimento de demandas, são evidenciadas necessidades de desenvolvimento de novas habilidades e capacitações em razão de alterações na legislação, pandemias, aumento da intolerância, conflitos e também de maior conhecimento das pessoas em relação ao condomínio, alcançado através de divulgações nas redes sociais e programas específicos que buscam a interação entre especialistas e condôminos.

A busca do conhecimento por meio de cursos, estudo de casos, dinâmicas em grupos são alternativas que busco para resolver questões ou direcioná-las para que tenham a melhor solução.

Por ser uma atividade intensa, ocorre um desgaste emocional muito grande, assim procuro estabelecer algumas regras para encontrar o equilíbrio e a serenidade necessários para manter a base fortalecida e preparada para um novo desafio. O condomínio respira ininterruptamente, mesmo considerando a prática do planejamento e trabalho preventivo e preditivo, alguns fatos ocorrem e dependem de ações muitas vezes imediatas, para que não alcancem proporções maiores e indesejadas ou até mesmo causando prejuízo financeiro ao condomínio.

Dentro de um condomínio sempre existe uma oportunidade de melhoria e, muitas vezes, pode nem ser observada pelo síndico. Entretanto, a prática de ouvir os condôminos nos enriquece em detalhes e conhecimentos do dia a dia e de fatos relevantes, sendo muitas vezes o ponto de partida para estabelecer ações que trarão facilidades ou algum benefício aos usuários.

Como síndico, muitas vezes gostaria de desacelerar o tempo em razão de um reparo que está sendo feito e que precisa ser finalizado antes do horário de pico, ou até mesmo em acelerar o próprio tempo para que o expediente de um condomínio comercial seja encerrado logo, para que seja realizada uma obra emergencial. Esses desafios impulsionam esta atividade que as vezes é desgastante e ao mesmo tempo cativante. A cada etapa cumprida, é gratificante visualizar que foi restabelecida a funcionabilidade ou a harmonia necessária.

Concluo que as exigências e a responsabilidade em relação à Sindicatura Condominial são crescentes, sendo necessária a constante atualização e reciclagem, bem como o estabelecimento de parcerias de áreas correlatas importantes voltadas à Advocacia Condominial, Manutenção Predial e Tecnologia, além de outras atividades que exercem trabalhos importantes dentro da área condominial.

Waldenir A. Antoniassi é síndico Profissional/SP, com certificação da FGV/Conasi e Síndico 5 Estrelas, pós-graduado em Administração, contador com extensão em Direito Condominial.

Link