A educação e o poder de transformação condominial

O mercado condominial está em ascensão, pois morar em condomínio é uma tendência nos grandes centros urbanos, uma vez que esse conceito de moradia agrega valores como segurança, utilização racional do espaço e redução de custos na construção civil. A crescente no mercado gera a necessidade de profissionais habilitados para tratar as relações jurídicas nesse meio, com isso a busca por profissionais capacitados só vem crescendo e também das ofertas de cursos de capacitação, extensão e/ou pós-graduação.

A preparação do profissional para atuar na área condominial está cada vez mais sendo uma realidade, a revolução tecnológica do século 21, impulsionada por nomes como Steve Jobs (criador da Apple); Bill Gates (fundador da Microsoft); Mark Zuckerberg (fundador do Facebook) e outros contribui para tornar a tecnologia mais acessível e presente na vida das pessoas, o que por consequência criou novas situações complexas, as quais as relações condominiais ainda não havia enfrentado.

Assim, sobre a atuação do profissional dentro dos condomínios, por ser uma tarefa multidisciplinar (lidamos com questões: da administração, engenharia, direito, psicologia, mediação, comunicação e outras), ouso dizer que atualmente é essencial a todos que laboram nesse universo a busca pela capacitação e qualificação profissional.

A educação e a qualificação são o único caminho para levarmos a massa condominial à sua tão desejada valorização e qualidade de vida. Então, recomendo que busquem (síndico, gestores, todos que lidam no nicho dos condomínios) sempre o conhecimento e desenvolvimento das suas habilidades. Um basta ao amadorismo.

Advogado pós-graduado em Direito Público e Gestão e Tutoria. Coordenador do MBA em Gestão e Direito Condominial da Unepos (DF).

Link