O funcionário está pedindo itens ao moradores, o que fazer?
Uma boa convivência dentro de uma sociedade condominial, envolve não apenas condôminos e síndicos, mas também, entre condôminos e funcionários, prestadores de serviços, possuidores, visitantes entre outros.
Os funcionários, sejam contratados ou terceirizados, são de extrema importância para a vida em comunidade, servindo a equipe de braço direito do condomínio, realizando atividades para manter o bom funcionamento, garantindo qualidade de vida, segurança, bem estar, valorizando a unidade. Mas hoje vou te trazer para a prática:
Você acabou de assumir o condomínio e identificou que funcionários vivem pedindo almoço, pedem brindes quando chega ao fim de ano, às vezes ligam pedindo lanches, entre outros. Já aconteceu com vocês?
Como agir numa situação como essa? Sabemos que humanizar a gestão é muito mais do que só responder a demandas dos funcionários e sim, fundamentar o seu papel frente aquela organização, assim como aos condôminos que ali moram.
Se os porteiros são funcionários próprios. Sugiro fazer uma reunião orientativa: onde pode ressaltar a importância do vale refeição que o condomínio disponibiliza, para suprir as necessidades de alimentação. Tendo em vista que, os funcionários não podem solicitar aos moradores agrados e pedidos, é preciso deixar em evidência que isso é contra as normas do ambiente de trabalho. Sendo os porteiros terceirizados, é preciso conversar com o gestor do contrato para tomar as medidas cabíveis, em relação a esta situação, mas sempre fazendo reuniões em conjunto
Agora imagine a situação: os funcionários comem itens doados sem nenhum critério pelos condôminos, e termina fazendo mal? O síndico tem algo com isso?
Deixo aqui o espaço para uma discussão futura com seu jurídico!
Lembro aqui nesse ponto, que cada condômino, ao tratar pessoalmente com os empregados do condomínio, está na posição de empregador, uma vez que sua condição de proprietário garante o exercício de determinados direitos, e você como gestor também deve evidenciar e esclarecer sempre com os funcionários e prestadores de serviços atuam em função do condomínio e não do condômino e não deve se submeter a designíos particulares de cada morador.
É preciso evidenciar que as equipes devem passar por treinamentos, incluindo todos os funcionários, principalmente no trato formal com os moradores. Os serviços precisam ser transparentes, cordiais e de grande responsabilidade, isso sim é um diferencial na condução da gestão.
Christiane Romão
Psicóloga, síndica profissional, gerente condominial, MBA em gestão de pessoas, CEO do Meu síndico.vc