Comunicação Interpessoal em Condomínios
Quando falamos em condomínios, pensamos na comunicação interna com os proprietários e moradores, o conhecido endomarketing. Mas, ao passar por uma experiência recente, decidi compartilhar uma reflexão importante: qual a mensagem que o seu time está passando sobre você?
O colaborador de uma conceituada empresa mandou uma mensagem se identificando e, em seguida, questionando se eu era a responsável por uma certa cartela de clientes. Ao responder que sim, ele passou as informações de forma seca e objetiva. Porém, devido ao perfil desses clientes em especial, questionei se não havia algo errado, pois a empresa onde ele trabalha é muito cautelosa e provavelmente não deixaria uma falha passar despercebida.
A resposta foi novamente curta, especificando a data do início do contrato, a data do suposto problema e o que deveria ser feito para resolvê-lo. Por se tratar de uma situação corriqueira, questionei se ele tinha informações adicionais para que resolvesse o problema. Recebi um veemente “Não!” seguido de “não tenho tempo de resolver esse problema”.
Com muita delicadeza, acreditando se tratar de um funcionário novo e sem experiência, expliquei que eu estava fora do país e que a empresa dele oferecia esse serviço de apoio, e que, na maioria das vezes, a questão era resolvida de forma virtual. Para minha surpresa, a resposta foi: “como não precisa ser pessoalmente, você mesma pode resolver, pois é sua obrigação”.
Tem dias que a nossa sensibilidade está aflorada e essa resposta me deixou desconcertada. Agradeci pelas informações recebidas, mas confesso que fiquei tão constrangida que até hoje não sei se estava falando com um robô, se a pessoa estava num dia ruim, se o cargo era compatível com o perfil ou se mudaram o padrão de atendimento.
O fato é que a comunicação através de mensagens virtuais não é tão simples como parece. Se temos que saber comunicar com nossos condoclientes, também precisamos ter habilidade para tratar com nossos parceiros prestadores de serviço. O mercado está muito competitivo, as pessoas estão mais exigentes e, independentemente do cargo ou da função que você exerça, você representa uma empresa ou uma pessoa. Portanto, é bom alinhar a forma de comunicação porque ela te promove ou te derruba.
Concluo que a comunicação interpessoal é uma ferramenta essencial em qualquer contexto, especialmente em condomínios. Síndicos e prestadores de serviços precisam estar atentos à forma como se comunicam, pois cada interação contribui para a imagem que os moradores e clientes têm de seus serviços. Uma comunicação eficaz e respeitosa não apenas resolve problemas, mas também fortalece a confiança e a reputação, essenciais para o sucesso de qualquer gestão.
Cleuzany Lott É advogada especialista em direito condominial, síndica, jornalista, Diretora Nacional de Comunicação da Associação Nacional da Advocacia Condominial (ANACON ), coautora do livro e-book: “Experiências Práticas Conflitos Condominiais”, produtora de conteúdos e apresentadora do podcast Condominicando.