O desafio das administradoras de condomínios frente aos avanços tecnológicos e à administração humanizada

A administradora de condomínios já faz parte do mercado condominial há décadas e vem oferecendo serviço de suporte ao síndico nas suas atividades administrativas como gestor condominial. No dia a dia de um condomínio, o síndico enfrenta questões financeiras, trabalhistas, fiscais, gestão de pessoas dentre várias outras situações que acometem o mundo condominial. A administradora sempre foi muito focada nas questões burocráticas, tendo como preocupação o melhor resultado para o condomínio e melhor eficiência na entrega da gestão do síndico.
Com a transformação digital, as administradoras tiveram que se atualizar e se desenvolver para oferecer os famosos aplicativos que trazem, de fato, transparência, agilidade e controle. De repente, os queridinhos aplicativos tomaram conta do mercado e tudo o que se falava era a inovação tecnológica. Mas então começaram algumas questões: será que todos os condôminos estão preparados para essa nova era? Será que todos são obrigados a tirar a segunda via do boleto pelo aplicativo? Será que todos têm que interagir com a administradora pelos canais digitais? Quando entendemos que um condomínio é formado por pessoas, e que pessoas vêm com componentes emocionais, não podemos focar somente nas questões administrativas e burocráticas. A gestão humanizada, que em seu conceito prioriza as relações humanas, a empatia e a valorização do ser humano nas suas emoções e no seu bem estar, se tornam pilar imprescindível na cultura das administradoras de condomínios contemporâneas.
A administradora, ao adotar uma postura humanizada na sua relação com o síndico e com os condôminos, deve ter como foco uma prestação de serviço tecnológica sim, mas também agregadora e com ênfase em pessoas. A gestão condominial, ao mesmo tempo tecnológica e humanizada, é uma mudança de mentalidade necessária. É preciso, entretanto, tempo para que as administradoras entendam e implantem este modelo que, certamente, será impactante na vida condominial proporcionando uma melhor qualidade de vida daqueles que convivem em condomínios.
Dra. Vanisi Ferreira CEO da ACJ Condomínios há 21 anos. Advogada condominialista. Presidente da Comissão de Direito Condominial da OAB de Volta Redonda/RJ. Diretora da ANACON. Palestrante e produtora de conteúdo da área condominial