O papel da administradora de condomínios na busca por soluções
É incontestável o papel fundamental da administradora de condomínios no auxílio da gestão do síndico. Em todo processo inerente as práticas dessa administração, desde as mais simples até as mais complexas, uma administradora competente se faz presente com soluções e estratégias de forma intencional a gerar um resultado satisfatório para a vida condominial.
Sabe-se que uma gestão que se inicia com transparência, busca de informações, soluções e inovações, aponta para um ambiente leve, sem conflitos e maduro para resolução de futuras demandas. Dessa forma, a administradora elimina os possíveis sabotadores de uma gestão eficaz como a desorganização de processos e a ineficiência operacional.
Para tanto, sabemos que, por menor que possa ser o condomínio, uma gestão qualificada, somente será possível com o recurso financeiro adequado, transformando esse processo em um grande desafio para administradoras e síndicos. Dessa forma, o recebimento das cotas condominiais está intimamente ligado ao sucesso dessa administração, pois todo bom funcionamento do condomínio e satisfação dos seus condôminos vem do cumprimento operacional e manutenções necessárias.
Nesse momento, entra um grande fator complicador para a vida do gestor, que é o recebimento das cotas condominiais para a fluidez dos processos de gestão. Uma excelente solução para minimizar ou até mesmo erradicar os transtornos causados pela inadimplência é a contratação de uma garantidora de receita condominial. A missão da garantidora nesse processo está em ser um canal facilitador, atuando como intermediaria entre o condomínio e seus condôminos, a fi m de garantir o recebimento das taxas condominiais. O condomínio passa a receber mensalmente a receita integral, proporcionando leveza e eficácia na sua gestão.
Em paralelo, a garantidora faz a cobrança diretamente da unidade devedora, oferecendo acordos e flexibilizando os pagamentos. Outro ponto muito favorável na contratação dessa solução é que algumas garantidoras oferecem um serviço de tratamento da inadimplência histórica, alimentando assim, o caixa do condomínio.
Em todas as pontas dessa relação entre gestão, condomínio e condôminos são gerados fatores de segurança com os benefícios ofertados. A administradora e o síndico conseguem garantir o cumprimento da previsão orçamentária e focam nos assuntos direcionados a administração, contratações, manutenções, melhorias e bom convívio. Os adimplentes que com a garantia dessa previsão orçamentária, não terão suas taxas condominiais reajustadas, além de seus patrimônios devidamente cuidados e valorizados, ao passo que os condôminos inadimplentes recebem a oportunidade de alinhar seus pagamentos, reavendo seus direitos e contribuindo de fato para uma convivência satisfatória e genuína.
Para tanto, é importante buscar empresas consolidadas que atestem experiência de mercado, referências comerciais, estrutura sólida e funcionários capacitados, garantindo a entrega de um serviço confiável e qualificado.
Caroline Cosenza Graduanda em Direito e Marketing Digital. Atualmente, desenvolve a função de coordenadora comercial na empresa DSC Condominial. Profi ssional sênior na área comercial, com especialização em processos de cobrança extrajudicial e ênfase na recuperação de créditos.