A importância da contabilidade para os condomínios

O Condomínio Edilício, cuja propriedade é compartilhada, conta com a gestão de um síndico que tem por obrigação a prestação de contas anual aos co-proprietários, conforme estabelecido no inciso VIII do Artigo 1.348 do Código Civil. Normalmente, esta prestação é fundamentada no demonstrativo conhecido como “Fluxo de Caixa”, um demonstrativo que basicamente mostrará os recursos obtidos e onde os custos foram aplicados. Resumindo, um relatório financeiro simples, entre entradas e saídas com saldo final.
Ocorre que o Condomínio possui relações patrimoniais, que abrangem direitos e obrigações, que estendem consideravelmente ao demonstrativo de fluxo de caixa, cujo propósito é identificar os recursos e custos, levando a um saldo positivo ou negativo da cota condominial.
Pensemos que o Condomínio possua contas de consumo atrasadas de um mês para o outro, ou não tenha sido capaz de quitar impostos ou contribuições sociais por meses, ou até mesmo, salários dos empregados. Existem ainda situações que envolvem obrigações futuras, como parcelamentos de obras, como as reformas de fachada, que frequentemente tem um custo elevado e podem resultar em parcelas de 24 (vinte e quatro) ou 30 (trinta meses), conforme observado em alguns lugares. Como os condôminos podem obter essa informação de maneira rápida se a Contabilidade para condomínios não é obrigatória? Onde poderão consultar?
Sem dúvida, as dívidas em atraso ou até mesmo parceladas, mesmo estando em dia, constituem um passivo de curto ou longo prazo que antigos ou novos proprietários não têm como consultar ou obter informações. Frequentemente, essas informações passam despercebidas, mas como podemos alterar essa situação? A Contabilidade Condominial
oferece uma solução para esse grande dilema que muitos condomínios enfrentam.
Sabemos que a Contabilidade é uma ciência que estuda o patrimônio de uma entidade, fornece informações não só que afetam o resultado final, mas o patrimônio em si, que é formado por bens, direitos e obrigações. A Contabilidade com seus demonstrativos ajuda diretamente na tomada de decisão, dando visão de futuro, demonstrando a realidade dos fatos presentes.
A Contabilidade para Condomínios é o instrumento completo para informações, relatórios e demonstrativos, proporcionando maior transparência, consistência de dados e colocando os condôminos em um nível de segurança que sem ela seria impossível.
Márcia Mendonça é Contadora, Auditoria Condominial, Síndica Profissional