5 dicas para fazer uma obra de fachada
A
fachada é um dos principais sistemas do edifício e para realizar uma obra de reforma os síndicos devem dar atenção a alguns aspectos. Seguem 5 dicas para obter êxito em uma obra:
• Dica 1 – Mantenha a manutenção em dia. A ausência de manutenção adequada pode elevar o custo de forma exponencial em cinco vezes o previsto anteriormente, segundo a regra de sitter. Isto significa dizer que alguma intervenção que deveria ter sido realizada em determinado mês, e não foi feita de forma adequada, custaria determinado valor (por exemplo, 1x), e, após certo período, aquele custo seria multiplicado por cinco (5x).
• Dica 2 – Invista na manutenção. A ABNT NBR 5674 – Manutenção de edificações – preconiza a periodicidade para a realizar a verificação dos elementos do sistema de fachadas deve ocorrer a cada 3 anos. Certamente o edifício que faz o investimento periódico a cada triênio reduzirá o valor de uma obra de recuperação da fachada se for comparado com outra edificação que em 20 anos nunca realizou alguma intervenção.
• Dica 3 – Não contrate amadores! Toda obra de reforma deve possuir profissional habilitado em engenharia ou arquitetura e será responsável pelas atividades de obra e deverá gerar a Anotação ou Registro de Responsabilidade Técnica (ART/RRT) obrigatória.
• Dica 4 – Não contrate apenas pelo menor preço! Todos nós queremos pagar sempre o menor preço, mas este não pode ser o único critério. Não peça mais orçamentos ou propostas de forma aleatória. Contrate um engenheiro condominialista para criar um escopo técnico personalizado do seu edifício para então as empresas especializadas adequarem as suas propostas ao escopo técnico. Assim o condomínio poderá avaliar as empresas pelos requisitos técnicos e não somente pelo menor preço.
• Dica 5 – Fiscalize a obra que você contratou! O serviço de acompanhamento e fiscalização de obras pelo engenheiro contratado pela edificação é essencial, pois poderá garantir o cumprimento do contrato, atenuar oss riscos de acidentes e aumentar a segurança dos usuários do condomínio.
Gabriel Aguilar é engenheiro civil, professor e palestrante. É CEO do escritório Consultoria em Engenharia Legal e Diagnóstica CELD, referência em atuação em Engenharia Condominial no estado do Rio de Janeiro. É conselheiro regional suplente no CREA-RJ, coordenador do grupo de trabalho de engenharia condominial da ADPAT, professor de cursos de extensão e pós- graduação. Possui destaque na função de auxiliar da justiça, perito judicial, nos tribunais de justiça estadual e federal.