Kit de boas-vindas!
Uma ferramenta de comunicação que pode ser bastante efetiva para evitar problemas nos condomínios é o chamado “Kit de Boas-vindas!”. Especialmente onde há grande rotatividade de moradores, essa ferramenta ajuda a reduzir possíveis problemas causados por desconhecimento das regras. Há muitas pessoas que viveram apenas em casas durante toda a vida, por exemplo, e que não sabem as inúmeras restrições existentes para viver em condomínio.
Também existem aqueles que simplesmente ignoram as normas de boa convivência porque nunca foram instruídos quanto a elas. Enfim, todo e qualquer novo morador, quando se depara com o kit recheado de instruções, se dá conta de que aquele é um local bem administrado, onde o síndico se faz presente, o que mitiga a chance de atritos.
Como deve ser elaborado? Esse material deve explicar de forma positiva e em linguagem acessível as regras e a estrutura do condomínio. É importante também empregar frases gentis e lançar mão de ilustrações e outros recursos visuais. Com essa ação educativa aplicada logo na chegada do novo morador, o síndico não precisará repetir incessantemente as orientações.
O kit deve ser uma espécie de documento público, entregue formalmente, datado e assinado por todos os novos residentes adultos. Aliás, assim, eles estarão cientes não apenas das normas, mas também de seus direitos dentro da comunidade condominial.
Nesse documento podem ser destacadas as principais regras para uma convivência pacífica, segura e saudável, uma apresentação do síndico, do zelador e da administradora, informações sobre os canais de comunicação existentes e tudo mais que se julgar relevante. Esta é uma forma estratégica de receber o novo morador, conscientizando-o de que ele é uma peça importante da máquina condominial.
Muitos condomínios já utilizam o kit de boas-vindas e reportam bons resultados com isso. Portanto, se você, gestor de condomínios, ainda não usa, vale a pena desenvolvê-lo!
Cecília Egito é professora e revisora de texto em Língua Portuguesa, com prática nas duas atividades há quase duas décadas. Doutora em Estudos da Linguagem e mestre em Letras pela PUC-Rio, graduada em Letras pela Uerj.