Da logística empresarial ao amor condominial
A história que vou contar hoje parece com a de milhares de síndicos no Brasil, que se apaixonaram pela área condominial e hoje fazem dela o seu propósito de vida. Mas como identificar a hora certa para fazer uma transição de carreira? Caso esteja nessa situação, você precisa ter claro em mente que existem tanto a mudança de carreira quanto a de emprego.
Quando se fala em transição de carreira, ela é mais complexa, pois não se trata de apenas buscar uma nova oportunidade em outra empresa, mas de seguir um novo rumo profissional, algo que possa ser distante da atuação de momento e da experiência que o profissional tenha. É preciso começar do zero, estudar, se qualificar e ir para o mercado. Com Vanessa Honorato (FOTO), não foi diferente.
Natural da cidade de São Bernardo do Campo (SP), 33, filha de Ivaneide dos Santos, a mais velha de duas irmãs e mãe da princesa Marcella, quando foi morar em Diadema, no ABC paulista, um novo mundo se abriu e foi aí que começou a sua paixão por condomínios. Formada em Gestão de Logística Empresarial, investia sempre em especializações, cursos técnicos na sua área, assim como Contabilidade e Recursos Humanos, além de alguns cursos de desenvolvimento pessoal.
Mas tudo mudou em 2017, quando ela passou a participar das reuniões de conselho do condomínio em que mora. Mesmo não fazendo parte do corpo diretivo, cada dia que passava um novo mundo se abria diante dos seus olhos. Sempre atenta a tudo que se relacionava à área condominial desde que começou a participar dos planejamentos do empreendimento, foi durante uma assembleia que ela resolveu dar o primeiro passo e entrar como suplente do seu condomínio. A transição de carreira ainda não estava maturada, afinal ser síndica condômina não rendia recursos suficientes, então ela conciliava as coisas do condomínio com o seu trabalho, que na época era de assistente fiscal.
Passaram-se alguns anos até que uma empresa de sindicatura profissional começou a atuar no seu condomínio e deixar a desejar no serviço prestado, ficando sempre para o conselho tirar as dúvidas e tomar a frente em algumas situações. Diante do sentimento de abandono e da falta de retorno, em novembro 2020 houve eleição de síndico e, para sua surpresa, parte dos condôminos pedia para que ela pudesse se candidatar ao cargo. Na sua cabeça havia a dúvida se iria dar certo, porém ela lembrou de quanto ela vinha se dedicando para aquele momento, e a hora havia chegado.
Assembleia instalada, frio na barriga, foi eleita com 94% dos votos e então uma grande missão pela frente. Contas negativas, inadimplência altíssima e muitas pendências de manutenção deram as boas-vindas para a nova síndica. Lembra quando eu falei que para uma transição de carreira bem-sucedida era preciso investir em qualificação? Esse foi o caminho que Vanessa começou a trilhar ao fazer um curso de síndico profissional. A sede por conhecimento não parava, e os eventos também ganharam espaço especial na sua rotina, pois era ali que as novas ideias surgiam para melhorar o seu empreendimento.
Hoje, Vanessa atua como gestora em dois condomínios, além do seu e enfim fez a sua transição de carreira. Fazer uma autoanálise identificando os pontos fortes, fracos, competências a desenvolver, características, habilidades, comportamentos fez toda a diferença na sua trajetória. Dar os primeiros passos na transição de carreira não é tarefa fácil e, se a pessoa faz de forma isolada, pode ser ainda mais difícil. Se você está nesse momento de decisão, busque ajuda de quem está por perto, sejam pais, filhos, esposa ou marido. Deixe claro que está neste processo e que precisa de apoio familiar, jogue aberto, pois é um momento muito difícil, porém seja corajosa e dedicada como a Vanessa e arrisque situações novas, pois sabemos que a vida é muito curta para não se fazer aquilo que realmente nos apetece. E nós, do meio condominial, é que ganhamos com uma síndica tão especial como ela. E lembre-se: “Quando você foca em encontrar um equilíbrio entre o que você quer fazer e o que precisa ser feito, você descobre que seus dias têm mais horas do que você pensa.” – Natália Becattini.
Christiane Romão é psicóloga, síndica profissional, gerente condominial, MBA em gestão de pessoas, CEO do Meu síndico.vc