Você é o líder que precisam?

Você é síndico? Saiba que está com a faca e o queijo na mão para exercer sua liderança e fazer a diferença. Sabe por quê? Pelo simples fato de que as pessoas querem segui-lo, querem ver em você o Líder que seja capaz de conduzi-los ao alcance dos objetivos desta coletividade, por isto escolheram você, confiam em você e precisam ver esta capacidade em você.

Eu não poderia deixar de abordar aqui o tema título desta coluna: A Liderança. Os membros de um condomínio formam um grupo, e grupos são formados por líderes e seguidores. Ao olharmos para trás, percebemos a importância dessa figura no desenvolvimento dos grupos e da sociedade, pois essa necessidade vem de nossa herança primata. Desde nossos antepassados, nos organizamos em hierarquias. Os primatas competem uns com os outros pelas posições dentro do clã (algo semelhante com algumas assembleias por aí?). Outro fator, que também herdamos desses antepassados, é a tendência a imitar. Sabe aquela frase “Lidere pelo exemplo”. Faz muito sentido ao entendermos que somos exemplos de conduta, e nossos seguidores são influenciados por nossa conduta e é ela que dita o ritmo e os impactos de uma gestão. E assim seguimos, ao longo da vida, identificando e criando vínculos com figuras que nos auxiliam em nosso processo de evolução e os consideramos líderes, como nossos cuidadores e nossos professores. Depois vem a nossa identificação com os grupos de escola e adolescência, onde sempre encontramos um líder. Enfim, desde os primórdios seguimos ou somos líderes, precisamos de líderes e somos influenciados por eles.

Por isso você, síndico, deve se sentir confortável e preparado para exercer o seu papel de liderança. Ser um Líder não significa ser chefe, mandar, dominar, mas é ter um poder pessoal capaz de influenciar as pessoas a seguir suas ideias, através do relacionamento construído. Não nascemos líderes, mas nos tornamos! Nem todos nascem com características de liderança, mas todos nós podemos aprender e desenvolver essa habilidade fundamental para a atividade de síndico, para então ser capaz de conduzir a coletividade na busca das melhorias necessárias.

Ser Líder é enxergar possibilidades, onde todos só conseguem ver as dificuldades.

Um grande abraço.

Ariane Padilha é professora, psicóloga, especialista em Gestão de Recursos Humanos e Marketing, consultora e síndica profissional da Fator G Condomínios. Professora e coordenadora do curso de pós-graduação em Gestão Condominial.