EDITORIAL: Por que investir na melhoria da gestão?
POR MARIO BRIZON
Nesta edição, trazemos diversas reportagens e matérias que têm um elo em comum: a melhora no processo de gestão dos condomínios, por isso ouvimos diversos especialistas de vários estados para colher um panorama geral e análises bem plurais. O principal tema gira em torno da terceirização das muitas funções e tarefas que a vida condominial exige. Desde a própria administração, com síndicos e gestores, passando zeladoria, limpeza, conservação, manutenção e segurança, contratar mão de obra é fundamental para garantir o perfeito funcionamento do condomínio, mas em que casos é mais indicado terceirizar do que internalizar o funcionário? Quais os benefícios dessa prática, os cuidados que devem ser tomados, e quando terceirizar pode se tornar um problema? Tudo isso você poderá conferir numa ampla matéria.
Falamos também sobre o processo de auditoria, afinal a cada dia mais condomínios adotam esse serviço, que deve ser realizado por contadores. Dentre os benefícios mais percebidos estão a transparência à gestão do síndico, permitindo esclarecer dúvidas e identificar problemas a tempo de serem previamente corrigidos. Trazemos ainda uma pauta bastante esclarecedora acerca da Medicina do Trabalho no ambiente condominial, uma vez que as condições de saúde e segurança dos funcionários devem ser preservadas, respeitando as Normas Regulamentadoras a fim de prevenir acidentes e cenários precários.
Em relação ao Dia do Síndico, trazemos uma reflexão. Afinal, o que há de ser comemorado, e quais os grandes desafios que se impõem à função? Quais as principais reivindicações, carências e necessidades na atualidade? O que há em termos de formação, capacitação, ferramentas de apoio e reconhecimento? Além disso, abordamos também como ficam os síndicos orgânicos diante da regulamentação da profissão.
Outra pauta grande faz uma análise das adaptações do mercado imobiliário e condominial frente às tendências, tecnologias e novos hábitos que a pandemia trouxe para o ambiente residencial. Novos estilos forçam uma mudança na planta e no regramento da vida dentro desses grandes complexos.
Esses e outros assuntos. Informação e qualidade para você. Confira, aproveite e compartilhe!
Mario Brizon é jornalista-responsável pela Revista dos Condomínios. Professor, jornalista, publicitário, consultor de negócios e diretor da MMA Comunicação e Marketing
Contatos