Um pouco de perfume sempre fica nas mãos de quem oferece flores

Chegando ao final de 2022, trago uma história de esperança, solidariedade, fé e humanização! A solidariedade é uma resposta para o outro e também para Deus. Ser solidário significa exercer o amor do Pai com nossos irmãos, retribuir toda sua bondade conosco e seguir as lições que Jesus nos deixou. Quem me inspira muito nesse sentido é o nosso personagem. Um dos profissionais mais humanos que conheço na área condominial e que consegue, pelo seu olhar, transformar vidas, fazendo isso também com a área condominial.

Odirley Rocha (foto), nasceu em 1977, em Itajaí (SC), onde morou por 12 anos e depois foi para Joinville onde abriu a janela do conhecimento iniciando um curso técnico, seu primeiro passo para uma era conhecimento que viria, com o passar dos anos, a transformá-lo em um “mega power”. 

Esse super-humano tem um ponto muito forte na sua trajetória: a família. Na mesma época do início do seu curso técnico, ele conheceu Ana, que era sua vizinha e se tornou sua eterna namorada. Outra característica marcante é a fé! Junto com sua esposa, sempre assíduo na Igreja Católica, foi coordenador do grupo de jovens e, sabendo da importância de se praticar a solidariedade, realizavam ações em orfanatos e asilos. No Dia das Mães, ia a hospitais levar rosas e um sorriso caloroso num momento de solidão das pacientes.

Mas as ações de amor não paravam por aí. Eles distribuíam quentinhas em Joinville para a população de rua, junto com um olhar acolhedor. 

Você deve estar se perguntando como ele foi parar na área da tecnologia. Em 2001, com 24 anos, quando casou com Ana, já trabalhava com automação, alarmes. Em 2005, nasceu o seu primeiro filho, Pedro Henrique, e sua empresa foi crescendo, até que um encontro que marcaria sua vida aconteceu: ele conheceu o Fabio Beal, que ampliou sua conexão com a tecnologia, e sua jornada foi para Florianópolis, a terra da magia, onde, de fato, ela aconteceu. Ele e Ana venderam tudo para investir nesse sonho com num propósito. Na mesma época nasceu o Davi Lucas, seu segundo filho.

Ninguém acreditava em portaria remota, e o desafio era grande em transformar a maneira com que as pessoas iriam ver o meio condominial brasileiro a partir daquele momento, e foi com a sua persistência, sua fé e propósito, junto a uma equipe extraordinária, que chegou ao sucesso.

O dia 1º de dezembro de 2015 nunca será esquecido, foi quando tudo começou. Há sete anos que sua empresa vem transformando o meio condominial. Hoje, mais de 1.500 condomínios como clientes podem vivenciar a experiência da transformação das portarias.

Para a família ficar completa, veio a Yasmin, que fez com que eles entendessem sua missão de vida. Acha que ele parou aí? Com o evento Conexão Sou Síndico, realizado em 2022, houve o maior evento condominial do país: Sou Síndico Campeão.

Para 2023, a meta só faz aumentar. Porém, sabe qual é o sentido disso tudo? Que a fé e a solidariedade são os únicos caminhos para sairmos da crise melhor do que entramos. Estamos ligados uns aos outros, essa conexão pode nos proporcionar caminhos frutíferos ou não. Dessa forma, cabe a nós escrever a história. Quando optamos pelo caminho da solidariedade, tudo floresce, e o resultado é positivo para todos.

Obrigado, Odirley Rocha, por nos ensinar todos os dias a sermos mais humanos e nos ajudar a construir pontes e não muros.

Christiane Romão é psicóloga, síndica profissional, gerente condominial, MBA em gestão de pessoas, CEO do Meu síndico.vc

@gestoracond.christiane_romao