Como aumentar a segurança de seu condomínio

Quem mora em condomínio, normalmente classifica segurança como um item sem muita importância; geralmente considera que sempre existirão outras prioridades, e quando o tema segurança entra na pauta da assembleia, logo se pensa em custos, não em investimentos. Essa ideia vem mudando gradativamente devido ao aumento significativo de ocorrências em condomínios, sendo que neste momento conclui-se que a segurança no condomínio não está perfeita e atuante o tanto quanto gostaria, e apenas percebe-se essa fragilidade no dia em que o empreendimento sofre um arrastão, uma invasão, uma tentativa de seqüestro ou um sequestro propriamente dito.

Cabe salientar, e bato sempre nessa tecla, que o condomínio deve se preocupar cada vez mais com o treinamento das equipes de serviços, seja ela própria ou terceirizada. Tenho observado constantemente equipes despreparadas e condôminos assustados, por isso, para aumentar a segurança nos condomínios oriento que existe a necessidade que todos, sem exceção, vistam a camisa e invistam cada vez mais na segurança como um todo e não apenas na implementação de sistemas de segurança de última geração ou terceirizando os serviços, contratando empresas renomadas de segurança patrimonial.

O que deve se levar em conta é que nenhum sistema de segurança funciona sozinho, havendo a necessidade da intervenção humana para operá-lo; portanto, reitero que se esse homem não estiver integrado ao sistema, todo o investimento vai por água abaixo.

Cada condomínio deve estudar as práticas de segurança que melhor lhe convém, existem orientações que podem servir de base para o desenvolvimento e a implementação de uma conduta segura para as mais diversas situações, e para isso faz-se necessário procurar desenvolver e implementar gradativamente um SIS (Sistema Integrado de Segurança), visando a minimizar os riscos de ocorrências e arrastões, buscando apoio de uma assessoria especializada, e neste caso recomendo que esse serviço seja desvinculado de empresas prestadoras de serviços, que no desenvolvimento do trabalho vão pender a oferecer os serviços que estão em suas “prateleiras”

O meliante atua de acordo com a oportunidade, nas falhas do sistema de segurança ou na inexistência do mesmo, isto é, ele procura facilidades. Para isso, reitero que os condôminos mudem alguns hábitos e adotem novos procedimentos, diminuindo as oportunidades de invasão, obrigando que os meliantes optem por agir em outra localidade.  

Marcos Moreno possui três décadas de experiência como consultor de segurança empresarial e é conhecido como Dr. Prevenção

moreno@consultoriadeseguranca.com

(11) 97602-6118

@morenoconsultor