Treinamento da equipe: gestão de excelência, não se faz sozinha!
Esse é meu lema, e trabalho muito a parte de treinamento e motivação das equipes nos condomínios. A verdade é que só os salários não são motivacionais, pois os moradores querem um serviço de excelência e pagando pouco, já as empresas terceirizadas visam maximizar lucros. No final, nem todos ganham.
Temos que entregar resultados, sim é uma verdade, porém precisamos engajar as equipes, sejam de colaboradores ou de terceirizados, pois muitos síndicos acreditam que apenas falando os tais vão executar o solicitado “adivinhando” a qualidade esperada, mas na verdade na maioria das vezes o serviço não é bem explicado.
Recentemente fiz um treinamento em todos das equipes dos condomínios sobre Comunicação Não Violenta CNV – Tese de Marshall Rosenberg, Psicólogo Americano -, afinal nos comunicamos 70% do dia. Se as informações chegam erradas, como os resultados serão satisfatórios?
Os 4 pilares da CNV são: Pedido, Observação, Necessidade e Sentimento
Como evitar fazer tantos julgamentos? Como evitar mal-entendidos? Como reduzir os conflitos?
Quanto mais informação livre de interpretações, mais fácil é observar a situação. Objetividade, e clareza, são fundamentais!
Veja um exemplo simples: (observação) Eu observei que você não vai conseguir entregar o relatório dentro do prazo combinado (sentimento) e isso me faz sentir preocupado e apreensivo por que (necessidade) é importante para mim que a gente cumpra os prazos para que nossos colegas confiem em nós. (pedido) O que podemos fazer para você entregar esses relatórios até sexta?
Todos os profissionais, sejam eles executores ou gestores, precisam entender que os resultados não são alcançados com gritos ou ordens, já que isso só gera revolta e sensação de incompetência, podendo resultar em processos judiciais. Os anos 80-90 ficaram no passado, e a gestão pela hierarquia e pelo medo não funcionam em 100% dos casos. A relação ganha-ganha é mais eficaz no curto e no longo prazo.
E como se consegue uma boa relação ganha-ganha? Pelo engajamento, ouvindo ideias, respeitando opiniões, tratando todos de forma igual, deixando claras as expectativas sobre cada um e suas entregas.
Os colaboradores e terceirizados precisam identificar a diferença entre uma exigência dos contratos e solicitações abusivas, e devem ter suas ideias e opiniões respeitadas. Eles precisam se sentir parte do todo, entender a sua contribuição para o sistema completo, e ter toda a tranquilidade e o apoio necessários para desempenhar suas funções
Em verdade nós, gestores condominiais, temos que ser exemplo. Se o síndico atua de forma conciliatória e cordial, mas exigente com a qualidade dos resultados, a equipe tende a entregar muito mais por sentir-se apoiada e com a atenção do líder. Em condomínios maiores onde a equipe ainda conta com gerência, o alinhamento tem que ser maior com o responsável direto deles.
Lembrando que, nos casos de terceirização, os gestores condominiais devem se atentar a não fazer a abordagem direta aos funcionários terceiros, e aqui o desafio é fazer a engrenagem girar baseada em uma comunicação de excelência, com cronogramas claros, metas definidas, treinamentos e feedbacks constantes (positivos ou negativos), além de participação ativa no dia a dia com toda a equipe, praticando a escuta ativa e entendendo a necessidade e sugestões de cada um.
Dentre as várias formas de se trabalhar, temos o Método Ágil. Mas esse é um assunto para uma nova conversa…
Pamela Brusco é síndica profissional há três anos e tem sua gestão baseada na comunicação não violenta e engajamento de equipes.