Discussões: Qual a melhor maneira de evitar brigas no condomínio?

Como se comunicar com o condômino, a fim de promover a boa convivência 

Christiane Romão e Alain Angelo

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onviver em sociedade é uma das coisas mais difíceis que existe, e morar em um condomínio edilício requer esse tipo de convívio. No dia a dia, o condômino encontra o seu vizinho de porta, o que mora no andar de baixo e também aquele que fica no último andar, e nem todas as pessoas gostam de conversar durante a locomoção pela área comum do condomínio. Afinal, dar um “Bom dia”, “Boa tarde” ou um “Boa noite” não obrigação de ninguém.

Alain, síndico profissional, conta que “as brigas entre condôminos podem ocorrer por uma variedade de razões”. Ele complementa mostrando quais são os principais causadores de brigas no condomínio: “Barulho: o ruído excessivo, seja de festas, música alta, obras ou até mesmo barulho de crianças brincando; vagas de estacionamento, animais de estimação, uso das áreas comuns. Conflitos pessoais entre condôminos devido a diferenças de opiniões ou de estilo de vida, também podem levar a conflitos. Pessoas são pessoas!”

É dever de um síndico se comunicar corretamente com todos os condôminos, responder os seus questionamentos, entender as suas opiniões e atender às necessidades gerais. Para isso, o síndico deve conseguir conversar com todo tipo de pessoa, e compreender que nem todos estarão solícitos para tais conversas. É bom ressaltar que, estresse entre síndico e condôminos pode existir, porém se em uma conversa o morador se irritar e subir o tom de voz, a calma e a educação sempre devem prevalecer. Christiane Romão, também síndica profissional, fala sobre o assunto.

“Está cada vez mais comum ler, assistir e ouvir notícias sobre agressões contra síndicos de condomínios. Os casos tomaram proporções alarmantes nos últimos meses, colocando até mesmo a vida dos gestores em perigo. Toda vez que um condômino estiver exaltado, o melhor é que a fala do gestor sempre se mantenha firme mas buscando um outro momento para se discutir aquela situação. Entrar no embate, se colocar em risco para tentar resolver as coisas a qualquer custo só vai deixar o gestor vulnerável”.

Sabemos que a convivência entre os moradores nem sempre são das melhores, cabe ao síndico que assume a responsabilidade de gerenciar um condomínio, seja ele um morador ou um profissional, estar a par de todas as regras que regem aquele ambiente e verificar se tudo está esclarecido na documentação, seguindo as normas da assembleia, da convenção e do regimento interno.

“Brigas e atritos entre moradores não é algo incomum, mas é preciso estar atento, se o problema não for mediado, pode prejudicar o condomínio e a boa convivência dos demais. Diante da rotina condominial. Quanto mais conhecimento o síndico tiver das regras e quanto mais detalhadas elas estiverem nos documentos, como a convenção e o regimento interno, melhor será para evitar problemas”, afirma Christiane.

E quando houver brigas entre moradores, o síndico deve intervir? essa dúvida assombra vários gestores. Para Christiane Romão, “o síndico deve intervir em situações que afetem a coletividade, que se relacionam a fatos envolvendo as áreas comuns do condomínio e que geram prejuízo ao conjunto dos moradores”. Alain conta também sobre como evitar certas discussões entre os condôminos.

“Estabeleça uma comunicação clara e transparente com os moradores, informando regularmente sobre as questões relevantes como, reformas, manutenções, eventos, regras e regulamentos. Mantenha os canais de comunicação abertos. É importante lembrar que evitar completamente as discussões pode ser difícil, pois pessoas diferentes possuem perspectivas e interesses diversos. Com uma abordagem proativa, focada na comunicação é possível reduzir significativamente os desentendimentos”

Muitos problemas de convivência condominial podem acarretar em processos judiciais contra o condomínio, então é bom que o síndico escute os problemas apresentados e tente encontrar uma solução agradável, tanto para os condôminos envolvidos quanto para o próprio condomínio. Porém, não são todos os problemas envolvendo os moradores que são cabíveis de intervenção sindical.

É de suma importância que o síndico esclareça o que pode e o que não pode ser feito nas áreas comuns do condomínio, para que nenhum condômino fique desavisado das regras de convivência. Christiane lista, 5 maneiras eficazes de se comunicar com os coproprietários: 

1- Aplicativos condominiais para reserva de espaços, onde o termo de aceite já deixa claro as regras de uso;

2- Cartilhas em formato de manual de boas-vindas para moradores novos;

3- Telas digitais em elevadores;

4- Informativos mensais, trazendo os artigos conciliados ao cotidiano; 

5- Quadro de avisos no Hall e na garagem possuindo uma comunicação clara e objetiva.

 

 

Contato

Christiane Romão (71) 9904-2666

Alain Angelo  (17) 3216-1382 – Contato@asindico.com.br

 

@gestoracond.christiane_romao