Comunicação e ética andam
de mãos dadas
Com o mercado condominial cada vez mais competitivo, aumentam as chances de nos vermos dentro de situações que colocarão em xeque nossa ética e nosso caráter. Esse famoso conjunto de princípios, valores e normas morais de conduta de um indivíduo dentro de um grupo social é pouco lembrado, apesar de constituir o alicerce de uma equipe forte e de um crescimento profissional saudável.
É apenas por meio da ética e da boa conduta dos profissionais que uma empresa pode se fortalecer. O relacionamento é aprimorado e benefícios imediatos podem ser percebidos no dia a dia do trabalho, como o aumento da produtividade e da colaboração entre colegas na execução das tarefas diárias.
O efeito é positivo para todos: condomínio, empresa, profissionais, clientes e nossa sociedade. Quem age com ética tem a consciência leve e vive em paz, afinal nunca se deixa levar por emoções negativas, como inveja, ganância ou ódio. Quem age por impulso, sem se lembrar dos princípios básicos que nossos pais e professores nos ensinaram, vive a ilusão de que a verdade nunca virá à tona. E, quando ela vem (porque sempre vem), sentimentos de angústia e confusão atordoam e contaminam o ambiente profissional, prejudicando os colegas, o condomínio, a empresa, os clientes… Todos perdem! Daí o valor imensurável da ética.
Portanto, não só vale a pena, mas é vital desenvolver princípios éticos nas relações de trabalho. Como você age quando ninguém está olhando? Como reage ao ouvir fofocas? Num conflito, procura se certificar dos fatos ou prefere se basear na mera opinião alheia? Corrija em particular, elogie em público. Fuja da maledicência. Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você. E por aí vai! Esses são apenas alguns dos valores aos quais precisamos nos apegar.
Devemos ter em mente o impacto que nossas mínimas ações têm em nosso entorno e as grandes transformações que podem gerar. Empatia, escuta e inteligência relacional são habilidades que destacam um profissional no mercado. Todo aquele que fundamenta sua vida na ética se tornará um modelo a ser seguido pelos colegas, amigos e familiares. A transformação do mundo começa dentro de cada um.
Cecília Egito é professora e revisora de texto em Língua Portuguesa, com prática nas duas atividades há quase duas décadas.
Doutora em Estudos da Linguagem, mestre em Letras pela PUC- Rio e graduada em Letras pela Uerj