Você é novo como síndico profissional?

Aprenda a aumentar a sua carteira de clientes 

Alain Angelo

Dentro do ramo imobiliário existem muitos nichos diferentes uns dos outros, e existem muitos que trabalham dentro desses nichos, e um deles é o do síndico profissional. Nos dias atuais está cada vez mais difícil começar em uma área que já possui muitas pessoas, e para chamar a atenção é necessário possuir alguns conhecimentos de mercado e utilizar da melhor forma todos os meios conhecidos. Tendo esse tema como foco, a Revista dos Condomínios conversou com o síndico profissional Alain Angelo. Alain possui 11 anos de profissão e é dono da ASíndico, onde gerencia mais de 33 mil famílias, divididos entre vários condomínios. Ele nos contou um pouco mais sobre o seu início. 

“Meu início foi difícil e conturbado até aprimorar os meus conhecimentos e ter habilidades necessárias para gerir os conflitos dos condôminos, aguentar os desaforos e outras diversas coisas. Iniciei fazendo parcerias, captação ativa. Fui buscar meus clientes na raça! E hoje as propostas chegam sem nenhuma propaganda, graças a Deus. Eu me considero um milagre.”

Repórter da Revista dos Condomínios – Após contar um pouco da sua história, Alain respondeu a primeira pergunta: Acabei de me profissionalizar, quais são os próximos passos?

Alain Angelo – Construa uma rede de contatos (network) relacionados ao setor imobiliário e condominial. Participe de eventos, seminários e conferências locais para conhecer pessoas influentes no ramo. Conecte-se com corretores de imóveis, advogados especializados, pois eles podem indicar seus serviços aos seus clientes. O boca a boca ainda é uma das formas mais eficientes Serviço de qualidade: Lembre-se de que a melhor forma de captar e reter clientes é fornecendo um serviço de qualidade”

Alain Angelo – Além do relacionamento interpessoal, invista no marketing pessoal, invista em sua presença online e offline, peça para amigos, familiares e conhecidos indicarem seus serviços como síndico para que pessoas possam precisar deles

RDC – Com esse mesmo pensamento, a segunda pergunta foi feita: Quais são as maiores dificuldades que o síndico vai enfrentar no momento da captação de clientes?

Alain Angelo– Falta de experiência, devido a falta de um histórico sólido, o síndico iniciante pode ter dificuldades para atrair clientes; Concorrência, o mercado pode ser bastante competitivo; Desconfiança dos proprietários: Alguns proprietários podem ter uma visão desconfiada em relação aos síndicos profissionais; A dificuldade de chegar no cliente. Por isso as parcerias são importantes.

RDC – Como toda profissão demanda algumas características do profissional, ser síndico não é diferente. A terceira pergunta foi: Quais são as características primordiais que um síndico tenha para ter sucesso?

Alain Angelo – O síndico de sucesso deve ser capaz de lidar com várias tarefas simultaneamente. Ele deve ser capaz de liderar e motivar os membros da equipe do condomínio e tomar decisões assertivas quando necessário. É importante saber delegar funções, gerenciar conflitos, boa comunicação, organização e planejamento, além de conhecimentos jurídicos e financeiros.

RDC – No fim da entrevista, foi pedido para que ele desse algumas dicas para os síndicos iniciantes:

Alain Angelo – É importante enfatizar sua formação, conhecimentos adquiridos e outros pontos fortes, mesmo que você não tenha atuado como síndico profissional anteriormente. Construir uma reputação sólida leva tempo e esforço. É importante diferenciar-se dos outros profissionais, destacando seus pontos fortes e oferecendo serviços de qualidade. Existem lugares que não valem a pena o seu esforço e sua dedicação, então aprenda a sempre analisar as oportunidades. Tenha inteligência emocional e se prepare para as dores do crescimento. Trace metas, saiba onde você quer chegar e como você pode chegar lá. Por último e não menos importante, NUNCA DESISTA!

Trabalhar em um meio competitivo requer bastante força de vontade e determinação, e o ramo imobiliário é um dos mais competitivos que existem. Hoje o Brasil possui cerca de 420 mil síndicos, porém só 5,19% são profissionais, o equivalente a 21.798 mil pessoas, de acordo com Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (ABRASSP). Esses dados mostram que a procura pela profissionalização no ramo imobiliário está crescendo cada vez mais. Outro demonstrativo é a quantidade de cursos disponíveis no mercado para se aprimorar na gestão de condomínios.
Por esses motivos apresentados, você que tornou-se síndico a pouco tempo ou você que já possui experiência, precisam utilizar todas as ferramentas a seu favor. Captar novos clientes nunca vai ser fácil, eles são exigentes, então mantenha a boa comunicação para que, dessa forma consiga conversar com todo tipo de pessoa. E não esqueça das dicas que foram ditas pelo Alain.

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