Comunicação interna: a maior aliada do síndico
Osucesso da atuação de qualquer síndico é determinado principalmente por uma boa comunicação interna. Divulgar informações de forma eficiente, além de imprimir transparência à gestão, permite maior contribuição dos moradores para o bom funcionamento da engrenagem condominial.
Em todo condomínio há diversos locais estratégicos que nem sempre são explorados. Os elevadores e as portas das lixeiras coletivas não são os únicos espaços para a instalação de um display de informações e avisos. A garagem, por exemplo, deveria ser mais utilizada para tanto, afinal existem muitos moradores que entram e saem do condomínio quase exclusivamente de carro. E que tal um informativo impresso mensal ou bimestralmente para ser deixado nos escaninhos? É certo que o ambiente virtual e as publicações digitais são eficazes e mais ecológicas, no entanto isso não diminui a importância do material físico, que ainda atinge um número maior de pessoas, se pensarmos em grande parte dos idosos e pessoas que não participam dos canais digitais de seus respectivos condomínios.
A comunicação interna pode e deve ser fortalecida, alimentando regularmente todos os canais possíveis, digitais ou físicos, com informações relevantes, claras e contextualizadas. Decisões tomadas em assembleia, orientações acerca de reformas, campanhas para economia de água ou de energia e recomendações de segurança são alguns exemplos de tópicos que precisam ser levados aos moradores. E por que não divulgar amplamente pontos mais pertinentes da Convenção Condominial e do Regimento Interno?
Para tanto, planeje a comunicação interna do seu condomínio, criando um calendário de temas ou tópicos que devem circular nos canais coletivos a cada semana, quinzena ou mês. Lembre-se de que gerir a comunicação interna também é atribuição do síndico. Quando realizada de modo eficiente, resultará em maior confiança na relação síndico / morador, mais engajamento dos moradores no funcionamento da máquina condominial, menos conflitos entre vizinhos e muitos outros benefícios.
Como dizia nosso saudoso Chacrinha, “quem não se comunica se trumbica!”.
Cecília Egito é professora e revisora de texto em Língua Portuguesa, com prática nas duas atividades há quase duas décadas. Doutora em Estudos da Linguagem, mestre em Letras pela PUC- -Rio e graduada em Letras pela Uerj.