Gestão de conflitos junto à equipe: E se o ponto está fugindo do controle?
A gestão de conflitos vai muito além de uma simples mediação de discussões entre colaboradores, sabia? Na verdade, é um trabalho contínuo e estratégico que também atua na prevenção de problemas desse tipo e de orientação para os funcionários de toda a empresa.
Porém, é possível modificar essa postura de maneira mais impactante para a rotina do seu condomínio.
Ao assumir o controle, determinando as etapas da gestão de conflitos e identificando as principais causas, o seu RH e a liderança da organização assumem atitudes proativas.
Como resultado, obtém-se um clima organizacional harmônico e colaborativo por meio da redução de confrontos e da resolução eficiente e ágil diante da ocorrência dessas circunstâncias.
Por isso, explicar a importância da gestão de conflitos para atuação junto a equipe, será preciso um olhar mais atento.
O conflito é entendido como um choque. Um impacto divergente entre forças opostas. No dia a dia, esse confronto pode evoluir para a discussão que, por sua vez, pode ou não ser negativa. Afinal de contas, os pontos de vista contrastantes podem ser a base para uma resolução de problema propositiva. O problema é quando o conflito não se desenvolve de maneira frutífera, amistosa e respeitosa. E aí é que está a importância da gestão de conflitos.
Existem diversos fatores que podem inflamar um conflito em uma discussão hostil , como por exemplo:
• Mudanças: elas são tão inevitáveis e recomendáveis, quanto os conflitos em si. Acontece que elas devem ocorrer de maneira planejada, colaborativa e eficiente.
• Conflitos entre departamentos: Independentemente do porte ou segmento da empresa, é fundamental que todos “falem a mesma língua” e tenham objetivos complementares. Isso, por si só, já ajuda a minimizar a ocorrência e a gravidade dos conflitos.
• Gargalos na comunicação: Isso se revela quando ninguém assume responsabilidade ou interesse em assumir à frente, de um trabalho.
E na prática? Como faz? Daremos seguimento no próximo mês, trazendo quais estratégias podem ser utilizadas para gerenciar os conflitos na prática! Até lá.
Christiane Romão é psicóloga, síndica profissional, gerente condominial, MBA em gestão de pessoas, CEO do Meu síndico.vc