O nível médio de atenção ao texto escrito vem se tornando cada vez menor, especialmente no Brasil, um país de cultura fortemente visual, muito ligado à imagem, às cores e às formas. Daí a importância de recorrermos a estratégias de formatação de avisos ou informativos, que ajudem a atrair a atenção dos condôminos leitores. Por exemplo, uma mensagem não deve se apresentar da mesma maneira no grupo de Whatsapp e no quadro de avisos do elevador. São canais totalmente diferentes, exigindo linguagens diferentes. Lembremos que linguagem não se refere unicamente às estruturais verbais, mas também ao modo como as palavras são concretizadas nos diversos canais de comunicação. Podemos incluir aí o tipo de letra, seu tamanho, o espaço entre as linhas, a distribuição dos elementos de abertura e fechamento no espaço e muitos outros detalhes que fazem toda a diferença no produto final: a mensagem. Esmerar-se nos detalhes da organização visual resultará em um texto muito mais claro e compreensível, aumentando o nível de atenção que lhe é oferecido pelos condôminos.
Outro importante ponto para o sucesso da comunicação em condomínios é a redundância. “O combinado não sai caro”, não é mesmo? Portanto, se a informação que se quer transmitir é de fato relevante para os moradores ou os funcionários, convém distribuí-la nos mais diversos canais: intranet, murais, aplicativos, e-mails e o que mais necessário for para que a mensagem encontre seus leitores. Portanto, quanto maior a diversidade de meios de comunicação, maior o número de pessoas a quem as mensagens conseguirão alcançar. Em suma, quando a linguagem é clara, objetiva, neutra, apropriada ao canal, cordial e bem distribuída, ela permite que as informações contidas na mensagem cheguem com sucesso a todos os agentes da engrenagem condominial, contribuindo assim com o êxito de sua gestão.
Cecília Egito
Professora e revisora de texto em língua portuguesa, com prática nas duas atividades há quase duas décadas. Doutora em Estudos da Linguagem e Mestre em Letras pela PUC-Rio, graduada em Letras pela UERJ.