Gestão de conflitos na prática
Quais as estratégias para ser utilizada junto a sua equipe? Quem nunca passou por situações de conflito junto a equipe de funcionários? E como interagir nessa situação sem levar para o lado pessoal? Vou te dar dicas importantes para que sua atuação seja eficaz.
Entenda os fatos
Antes de interferir em um ambiente hostil e tomar decisões, volte algumas etapas da gestão de conflitos e avalie a causa do problema. O que aconteceu? Essa pergunta é simples, mas esconde todos os fatores que vão servir de orientação para a sua resolução. Então, convém dialogar com todos os envolvidos direta e indiretamente, para compreender tudo o que aconteceu. Nunca tome uma decisão sem entender tudo o que ronda o problema em questão.
Esclareça os pontos de vista
Nesse trabalho, tenha mais empatia. Busque colocar-se no lugar das pessoas envolvidas para avaliar as reações delas que ocasionaram no conflito. Entenda, também, quais são as suas frustrações, expectativas com relação ao ponto que gerou debate, e também o perfil delas. Isso tudo revela bastante sobre a causa da discussão e pode servir de escape para uma resolução rápida, eficiente e justa.
Posso evidenciar também, algumas estratégias generalizadas que tendem a reduzir a ocorrência de conflitos, como:
• Cultura de avaliação de desempenho e feedbacks na empresa;
• Desenvolvimento de normas, conduta e boas práticas no dia a dia;
• Recrutamento com base no fit cultural da organização;
• Programas de treinamento;
• Canais de uma comunicação objetiva e transparente;
• Criação de uma ouvidoria.
Assim, muitos problemas podem ser solucionados e espantados da rotina, melhorando muitos índices organizacionais — a motivação e a produtividade, inclusive, já que profissionais felizes produzem mais e melhor.
A gestão de conflitos não serve só para encerrar uma briga em potencial, mas ela qualifica o ambiente de trabalho e propõe uma mudança de atitude e pensamento para que todos cresçam juntos. É, então, um processo em constante desenvolvimento, e que contribui ativamente com uma série de melhorias na rotina corporativa. Melhoria no engajamento da equipe é sem dúvida um das mais importantes, uma vez que os funcionários vão se sentir amparados pela gestão e pelo próprio setor de RH, devolvendo a confiança com mais empenho e dedicação; além do fortalecimento da cultura empresarial, que é uma sincronia entre os valores da organização e o perfil dos funcionários. E que, por sua vez, vão se transformar em um índice de reputação maior para a empresa, servindo de referência para outras organizações no mercado de trabalho; gera mais resultados, uma vez que o engajamento e a motivação estão intimamente ligados ao grau de satisfação dos colaboradores;
Reduz o turnover e o absenteísmo. Aqui, ainda vale mencionar que a gestão de conflitos funciona como uma importante ferramenta de atração de talentos também, não apenas de retenção. São tantos pontos positivos que até vale a pena investir — e perceba que nem é um investimento de elevado valor monetário — nas estratégias descritas aqui, não é?
Christiane Romão é psicóloga, síndica profissional, gerente condominial, MBA em gestão de pessoas, CEO do Meu síndico.vc