Execução orçamentária do condomínio

A Execução Orçamentária é nada mais do que colocar em  prática aquilo que foi planejado de despesas para um determinado período. Para que se tenha uma boa Execução é preciso ter um bom Planejamento. E é aí que está a maioria dos problemas dos condomínios, o Planejamento, pois se algo for planejado errado possivelmente o resultado também sairá errado. A coleta de dados, levantamento de despesas fixas e variáveis, folha de pagamento, manutenção, despesas administrativas, fornecedores, etc. A análise de cada despesa, linha a linha, suas oscilações históricas e sazonais, tudo isso precisa ser considerado.

Se um condomínio está com dificuldades financeiras há de se considerar alguns cortes de despesas e algum planejamento de receitas, o que normalmente não é feito, simplesmente se aplica um índice monetário no ano anterior e projeta o próximo ano. É preciso considerar também processos judiciais em andamento, nível de inadimplência, entre outros.
Então, após a coleta de dados e o planejamento bem feito, considerando todas atenuantes, entramos na fase de Execução. Executar não é simplesmente pagar aquilo que está previsto, mas acompanhar mensalmente a evolução das contas do condomínio, pois além do que já foi planejado, despesas extras e/ou emergenciais podem acontecer ao longo do ano e tornar o condomínio deficitário ou até chegar ao ponto de devedor, caso não consiga honrar seus compromissos financeiros. Imagine uma obra emergencial, caso o condomínio não tenha uma reserva financeira suficiente, ficará deficitário ou terá que incluir cota extra

 

 

O monitoramento mensal das contas, suas tendências e desvios positivos e negativos precisam ser analisados. Separar as contas em grupos e analisar o impacto desses em relação ao orçamento global do condomínio. Alguns desvios significativos precisam de medidas corretivas ou até mesmo um ajuste no orçamento. Gráficos com a evolução das contas mais importantes também auxiliam na análise de tendencias.

Realizar análises percentuais horizontais e verticais também ajuda, por exemplo, em janeiro das despesas fixas representam 70% da arrecadação do condomínio e em abril o percentual chega a 80%, já é um ponto de análise, o porquê desse aumento, as vezes pode ter tido uma conta paga antecipadamente, mas também pode representar um aumento indevido na conta de água.
A comunicação e transparência com os condôminos também faz parte de uma execução orçamentária eficiente. Ou seja, a Execução faz parte de um processo de planejamento, realização, acompanhamento e correção frequente.

Artur Cavalcanti é Formado em Ciências Contábeis, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, passagem por diversas Multinacionais
como Auditor, Controller e CFO.