Promessas e Compromissos
Então… temos um ano novo pela frente. Seja bem-vindo 2022!
Como é importante contar a vida em ciclos, um início, um meio e um fim. Ter a sensação de que podemos resetar e recomeçar este cronômetro, novamente e do zero um. Prometer fazer as coisas de uma maneira diferente, melhorar, evoluir, busca mais qualidade de vida, alcançar o sucesso, ganhar dinheiro ou, simplesmente ser um ser humano melhor. Melhor para si, para a família, para os amigos, os vizinhos, os clientes, enfim… Alguém melhor pro mundo, né?!
É quando estamos no limite do esgotamento, que vem uma perspectiva de recomeço, de renovação, de voltar a acreditar que daqui pra frente dá para fazer diferente. Muito se fala em renovar as esperanças, fazer e concretizar sonhos, objetivos e metas. Muito se promete, mas será que você se compromete? A partir da primeira semana do ano, muito esquecem as promessas, pois não há comprometimento. Embora estas palavras sejam consideradas sinônimos, existem sutis diferenças entre elas. Quando você promete, você afirma, você jura, anuncia, para si ou para alguém. Mas comprometer-se com sua promessa é diferente. Entendo que é fazer um compromisso com aquilo que você promete. A palavra compromisso vem do latim compromittere, que une com que significa junto, e primotterre, que é prometer, portanto é andar junto com sua promessa, formar uma aliança, uma união.
Muitos compromissos devem ser assumidos e firmados no papel. Compromissos consigo também, é preciso planejar suas ações, para então alcançar seus objetivos. Passo a passo, enfrentando as dificuldades que encontrar pela frente, pois isto fará parte do seu compromisso. Isto chama-se Resiliência, não basta ter um plano perfeito se não conseguir contornar as adversidades, enxergar alternativas e principalmente, a crença de que você é capaz.
O mesmo se dá com os compromissos assumidos com sua Gestão no Condomínio, comprometa-se, ande junto com seus objetivos em prol da coletividade, saiba como pretende chegar ao final de 2022 (ou do seu mandato), forme uma aliança com seus objetivos, tenha bons planos, enfrente todas as dificuldades que encontrar pela frente, agora em prol de resultados para a coletividade. Mas lembre-se: estes resultados, talvez estejam atrelados aos compromissos que você assume consigo, são os seus compromissos pessoais de evolução e desenvolvimento, que impactarão nos resultados da sua gestão, pois se continuar com as mesmas ações, terá os mesmos resultados.
Ariane Padilha é psicóloga, especialista em Gestão de Recursos Humanos e Marketing, consultora e síndica profissional da Fator G Condomínios. Professora e coordenadora da FAMAQUI.