Evento Imobiliário e Condominial tem boa repercussão e receptividade do setor
O congresso “Integração Imobiliária e Condominial” ocorreu com a participação de grande público presente ao H Niterói Hotel, no bairro do Ingá, em Niterói, durante todo o dia que começou às 9h, com o tema “Integração dos Mercados Imobiliário e Condominial”. Nesse primeiro momento, tivemos breve palestra de abertura com Francisco Egito, coordenador da UNICRECI, presidente da Comissão Nacional de Direito Imobiliário da ABA e CEO do Grupo Francisco Egito. Logo em seguida, o produtor do evento, Vagner Lessa, CEO do Resenha Síndico e da Villa Fácil.
Objetivo
O evento teve como objetivo explorar novas perspectivas do mundo imobiliário e condominial e ofereceu uma jornada de conhecimento, networking e inovação para cerca de 400 presentes, além de palestrantes conhecidos e renomados de todo o país. A parte da manhã contou com diversos painéis com temas imobiliários.
Primeiro painel
No primeiro painel, “Mercado, Direito e Negócios Imobiliários” participaram Bruno Serpa Pinto, vice-presidente da ADEMI-Niterói e CEO da SPIN Inovações; Carlos Gabriel Feijó, vice-presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-RJ e Diretor para Assuntos Legislativos da ABAMI; Francisco Rangel, conselheiro do CRECI-RJ e Diretor da MOVV Inteligência Imobiliária; João Eduardo Corrêa, vice-presidente do CRECI-RJ e Marcelo Borges, diretor de Locações e Condomínios da ABADI.
Em seguida ao painel ocorreram diversas apresentações de patrocinadores e as palestras de Márcio Cardoso, presidente da Sawala Imobiliária e autor do livro “Não nasci para vender”, com a palestra: “Não Nasci para Vender”. Como disse o especialista durante a palestra, “negociar está permanentemente dentro do nosso cotidiano e aplicamos mesmo sem nos darmos conta e de maneira instintiva. Negociar é convencer através do equilíbrio, entre persuasão e concessão”.
E ele avisou: “se entrarmos em uma negociação sem ter algo a ceder ou oferecer, penderemos mais para o lado da persuasão; se entrarmos despreparados, sem o conhecimento pleno do que se está negociando (produto, serviço, etc.) penderemos para o lado da concessão. Mantendo o equilíbrio, teremos grandes chances de sucesso na negociação. Levando em conta que negociação bem-sucedida é aquela que atende as duas partes, pois não existe negócio bom apenas para um lado”.
Em seguida o painel de Adriano Gonçalves, corretor de Imóveis, especialista em treinamento da Patrimóvel Consultoria Imobiliária e desenvolvedor de novos profissionais do mercado imobiliário, com o tema: “As Principais Características de um Corretor de Sucesso”. Tivemos um pequeno intervalo para o coffee break e a oportunidade de desenvolver networking com palestrantes e outros profissionais, presentes ao congresso.
Parte da tarde
Já à tarde, depois da pausa para o almoço (12h25 às 14h), tivemos diversas apresentações sobre negócios de fornecedores do setor, além da palestra de Fábio Barletta, Síndico Profissional e autor do livro “Os segredos do síndico de sucesso”, com o tema: “Gestão de Condomínios: Alcançando a Excelência para o Sucesso”. Ainda à tarde mais dois painéis
Ainda na parte da tarde, tivemos o painel
“Cinco Dicas Imperdíveis para a Gestão de Condomínios”, com a participação dos profissionais do Grupo Francisco Egito: Andrea Oliveira, gerente comercial; Carlos Matheus Monteiro, gestor; Melissa Costa, gestora; e Thaynara Macena, advogada associada, além da mediação do CEO do grupo, Francisco Egito.
Em seguida tivemos o painel “Síndico: o Gestor de Propriedades Urbanas”, com o administrador, economista, engenheiro; síndico profissional e diretor do Grupo Caruzzo, Bruno Caruzzo; Gustavo Bihel, engenheiro civil, sócio fundador da Bihel Engenharia, especializada em manutenção predial; Marcos Costa, gestor de condomínios e Paola Siqueira, síndica profissional e consultora condominial. O painel contou com mediação da síndica profissional e consultora condominial Andréa Oliveira.
Temas aprofundados
Em salas especiais os presentes tiveram oportunidade de entrar em contato com profissionais, especialistas renomados da indústria, que lideraram diversos workshops com considerações sobre o mercado condominial e aprofundamento de pontos importantes na gestão do setor. Com essas informações, foi possível discutir os temas e obter insights sobre as mudanças regulatórias e traçar estratégias de gestão de propriedades entre outras. Veja, abaixo, os temas que os especialistas desenvolveram nas oficinas.
Oficinas
9h às 10h30 – Oficina 1: “Documentação Imobiliária na Prática”, com Raphael Thomé, advogado especialista em Direito Imobiliário, mais de 15 anos de experiência cartorial e professor da CEPED-UERJ;
Na oficina 2 tivemos, entre 11h às 12h30, o tema: “Estudo de Casos em Aluguel de Imóveis: Garantia Locatícia na Prática”, com Wilson Martins, advogado pós-graduado na área imobiliária, mestre em direito, professor das Universidades Cândido Mendes e Corporativa do CRECI-RJ, Vice-presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB e da Bolsa de Imóveis da Barra da Tijuca / RJ;
das 14h às 15h30, ocorreu a oficina 3: “Como Fazer uma Previsão Orçamentária Eficaz para o Seu Condomínio: aplicação da previsão orçamentária no dia a dia e suas consequências”, com Cínthia Braz, gerente de condomínios do Grupo Francisco Egito, bacharel em Direito, Recursos Humanos e Gestão Condominial;
em seguida, das 15h45 às 17h15, tivemos a oficina 4: “Implantação de Condomínios na Prática: Principais Desafios e Soluções”, com a mentora da Comunidade Experts em Condomínios, a advogada Andréa Resque.
ENTREVISTA FÁBIO BARLETTA
O especialista concedeu entrevista onde falou sobre a contradição entre a busca
do sucesso e a percepção do que é, efetivamente, o sucesso ou ideal para uma vida sadia e feliz com equilíbrio entre a vida profissional e privada.
Nesse objetivo, disse que é importante renunciar a
clientes nocivos e manter os que o valorizam criando, desse modo, uma carteira
de clientes saudável.
Buscar a excelência da jornada profissional, segundo o especialista, é outra meta
que deve estar clara, como decisão acertada para atingir esse equilíbrio. De acordo com Barletta, o mercado é grande e
está se especializando e, por isso, quem
não busca conhecimento busca no preço
o diferencial, o que torna o ambiente de
trabalho frustrante. Seguindo essa linha
lógica, os profissionais excelentes têm
que saber mostrar seu diferencial, sob a
pena de se igualar aos piores e sem informação.
Para Barletta, os excelentes têm posição
estratégica e, para serem atraentes para
o mercado, devem buscar visibilidade e
marca pessoal para ser possível se diferenciar e ganhar espaço de trabalho. Mas
para isso é necessário obter conhecimento acima da média e postura para aplicar o conhecimento adquirido. “Isso gera
confiança. Um ativo importante para o
gestor dessa área” – destaca.
Para terminar ele lembrou que é necessário ter ideias e ações ágeis, estudar e
buscar se adaptar, ganhar experiência,
com destaque para as habilidades emocionais, as soft skills, qualidades para lidar com o público, com o outro e, além
disso, apoiado na inteligência emocional, ser resiliente, desenvolvendo a capacidade de superar situações adversas e se
recuperar de eventos estressantes. O especialista ainda formulou uma pergunta: quais sinais você está emitindo para
o mercado? E afirmou: percepção e visibilidade andam juntas e, portanto, é necessário não apenas ser talentoso, mas
também atentar para a questão da comunicação.
ENTREVISTA MARCOS COSTA
Palestrante no Painel 3, o especialista Marcos Costa, discutiu o tema: “De que forma a tecnologia tem influenciado a gestão de propriedades e quais ferramentas você considera essenciais?” Com experiência profissional de mais de 20 anos na área da Tecnologia da Informação, com desenvolvimento e gerenciamento de projetos, ele trouxe a visão de um profissional da área afirmando que a tecnologia está presente em todos os setores e, no imobiliário, está servindo para auxiliar todos os envolvidos na gestão condominial. De síndicos, administradoras, condomínios a fornecedores de todas as áreas associadas, “todos se beneficiam, a questão é ter a expertise de saber empregar a ferramenta correta e/ou indicar a melhor solução para cada situação” – lembrou. Para ele, o avanço tecnológico é um facilitador no dia a dia da gestão, “principalmente na área da segurança, em que temos: portaria virtual e/ou híbrida, câmeras inteligentes, que detecta se o movimento é de um humano ou não; com acesso remoto, liberação de acesso de visitantes via QR Code e outras implementações, cada vez mais comuns nos condomínios. O especialista destacou a importância do gestor se manter atualizado, participando de palestras, workshops, eventos da área condominial que contribuem para o seu aperfeiçoamento e conhecimento de novas ferramentas. Para terminar ele disse que costuma dizer que “com as ferramentas adequadas, o síndico gestor se faz estar presente mesmo estando ausente, o importante é a gestão”. Após algumas apresentações de patrocinadores, fornecedores do setor imobiliário, tivemos a palestra “Procedimento Operacional Padrão: a Importância para uma Gestão Eficaz” da Christiane Romão, CEO da MeuSíndico.VC. Em seguida tivemos o painel: “Problemas jurídicos em condomínios”, com a participação dos especialistas André Junqueira, advogado, autor do livro “Condomínios: direitos e deveres”; Andréa Resque, advogada, mentora da Comunidade Experts em Condomínios; Leandro Sender, advogado e Marisa Dreys, advogada. O painel contou com a mediação de Carlos Matheus Monteiro, advogado.
Integração