Liderança e mediação de conflitos na gestão do síndico

A palavra síndico provém da etimológica grega “syndikós”, significando “pessoa eleita pelos condôminos de um prédio de apartamentos para administrar o edifício”, de acordo com o dicionário Michaelis.

O gestor é detentor de direitos e deveres no dia a dia dos condomínios. Sua liderança deverá ser exercida com diálogo, respeito e de forma imparcial.

Existe sindicante que entende ser “dono do prédio” tendo por consequência uma gestão de insucesso. Na realidade, síndicos são cidadãos como todos os demais que ocupam o condomínio, sendo detentores de sentimentos e ficam apreensivos mediante constantes desentendimentos, seja envolvendo moradores, seja em relação aos funcionários e/ou terceirizados.
O síndico é um líder e quando da existência de conflitos deverá utilizar de ferramentas especiais na condução de sua gestão, como por exemplo os métodos de Mediação de Conflitos, assim procurando otimizar os seus resultados.

O tema Mediação já foi desenvolvido em outra coluna, portanto, aqui será abordado quanto a sua correlação com as técnicas utilizadas na liderança de sucesso, oportunizando resultados em que motivará e agregará as pessoas, contribuindo com uma administração pacífica, favorecendo a criação do espírito colaborativo.

A seguir demonstrar-se-á quanto ao nexo entre as modalidades utilizadas tanto na Liderança quanto na Mediação de Conflitos, possibilitando ao síndico otimizar a sua solução.

A postura de um líder condominial deverá ser equilibrada, sendo percebida pela massa condominial como resultado da leitura de sua linguagem não- -verbal, contemplada também pela Mediação.

O síndico ainda poderá valer-se de outros três mecanismos previstos tanto na liderança quanto na Mediação:

• ‘Escutar ativamente’ todos os atores envolvidos na discórdia;
• ‘Brainstorming’ que significa “associação de ideias”, possibilitando que as partes em oposição façam reflexões;
• ‘Feedbacks’ para os moradores e colaboradores, para que saibam o que está dando certo e o que é preciso melhorar.

Portanto, vemos que tanto a Mediação de Conflitos quanto a Liderança ocupam um espaço importante na Gestão Condominial.

Wania Baeta é advogada especialista em Direito Condominial e Gestão de Conflitos, mediadora, árbitra, palestrante e professora.