Eu, síndico
Sem ser piegas demais, eu começo esse artigo enobrecendo a minha profissão e me declarando como alguém que descobriu 11 anos atrás que trabalhar com paixão e determinação são pré-requisitos para se ter sucesso em qualquer área.
Mas para ser síndico, é imprescindível amar o dia a dia dinâmico, gostar de pessoas e ter uma dose de disciplina acima do normal.
Iniciei como subsíndica do meu condomínio, e seis meses depois assumi um mandato-tampão* no lugar da síndica eleita, que declinou e foi morar em outra cidade. A partir daí, entrei de cabeça no universo dos barriletes, contratos de manutenção, atestados e regulatórios, balancetes e holerites… e resolvi buscar no mercado um curso para me auxiliar na gestão.
Havia poucas opções na época, mas mesmo assim busquei cursos que melhor tratavam do tema e hoje agradeço, pois a minha vontade de estudar acendeu a lâmpada das grandes ideias, e, aí sim, meu objetivo principal passou a ser reconhecida como “Sindica Profissional”, e não bastava só isso, quis me destacar, e para tanto mergulhei de cabeça em congressos, seminários, palestras e fui fiel seguidora dos meus professores, que agradeço até hoje a referência que me deram quando perceberam a minha sede de aprender.
Costumo dizer a seguinte frase: “Conhecimento é poder.” Já consegui ganhar o respeito de muitos quando percebem que sei o que digo, importantes atuações em assembleias vêm dessa segurança profissional.
Nesses anos, desenvolvi processos para tudo, compras de material, atendimento ao condômino, reuniões, pagamentos diversos, auditorias de pastas e contratos – esses são alguns dos itens que eu considero os principais.
Gestão de pessoas como prioridade, sempre com a maior ênfase nos funcionários, já que o dia a dia acontece sem a sua presença, e então construa seu exército de aliados!
Falei hoje de temas importantes, itens que são da maior importância para uma gestão de sucesso, assim faço a minha rotina acontecer, escolhendo os parceiros que têm as melhores referências, administradoras com processos definidos de trabalho para que o condomínio tenha a qualidade de atendimento.
Um tripé de sucesso é ter um conselho parceiro, uma administradora qualificada e um síndico focado.
Estude, anote tudo, tenha seu próprio método de trabalho e trate cada condomínio como o primeiro da sua carreira, o seu melhor case.
Aprendi com o Leandro Karnal que sorte não existe… trabalhe duro para conquistar seu lugar nesse universo condominial que tem tantas oportunidades para todos.
Ame o que você faz!
Tânia Goldkorn é graduada em Matemática, Administração Condominial na Universidade Secovi, palestrante em congressos condominiais, com atuação no Síndiconet e Conasi.