O processo administrativo em condomínios (Parte 2)
Dando continuidade ao assunto que iniciamos na edição passada sobre o processo administrativo em condomínios, vamos falar das funções.
Na função gerencial organização, os gestores condominiais gerenciam os recursos financeiros (contribuições condominiais ordinárias e cotas extraordinárias), informacionais (conhecimento dos acontecimentos do condomínio, registros em livros de ocorrência, relatos de moradores, cadastros de moradores, informações de funcionários e prestadores de serviço, documentação financeira e contábil), materiais (equipamentos do condomínio, material de limpeza, elevadores), humanos (funcionários, moradores e prestadores de serviço) e tecnológicos (CFTV, biometria, automação das instalações prediais, certificado digital) para o atingimento das finalidades comuns da organização social condomínio. Segundo Maximiano (2000, p. 93): “Numa organização, cada pessoa e cada grupo de pessoas têm atribuições específicas que contribuem para a realização do objetivo. (…) Divisão do trabalho é o processo que permite superar as limitações individuais (…).”
Na função organização é onde existe a estruturação física da própria organização, constituindo o organismo social, as funções, e estruturando cada recurso em seu devido lugar. Sim, organizar até mesmo no nível mais operacional, quando podemos mencionar a gestão de documentos do condomínio. É na função gerencial organização que o síndico deverá criar um espaço administrativo dentro do condomínio. Um tipo de escritório, com claviculário para chaves, armários para a guarda de balancetes, pastas, laudos, contratos, relatórios e comprovantes de pagamentos.
Com essa breve apresentação da segunda função gerencial, especificada de forma abstrata ao condomínio edilício, finalizamos este artigo em duas partes. Na próxima coluna, falaremos da terceira função gerencial, a mais nobre de todas, uma composição de arte e técnica: a direção.
Francisco Egito é advogado, administrador, contador e especialista em Direito Imobiliário. Coordenador da Comissão de Contabilidade Condominial do CRC-RJ; Presidente da Comissão de Direito Imobiliário e Condominial da 55ª Subseção da OAB-RJ; e diretor do Curso Aprimora e do CBEPJUR.