Cobrança de cota condominial nas administradoras
A cobrança da cota condominial é de extrema importância para o condomínio e sua administração, pois ela é a responsável pela recuperação de crédito e fundamental para o pagamento das contas condominiais e a saúde financeira deste. Atualmente vemos uma precariedade nesse serviço no nível de administração condominial, já que, em sua maioria, o condômino inadimplente só recebe uma carta de cobrança, o que nada o incomoda, além de não gerar nesse inadimplente a necessidade de ter seu condomínio como prioridade.
Quando realmente o dono do imóvel é acionado pelo departamento jurídico, após três ou seis meses de atrasos no pagamento de suas cotas, as finanças do condomínio já estão comprometidas. Não o bastante, além de ter um recebimento mais baixo devido à inadimplência, o condomínio ainda precisa dispensar um alto valor para pagamento das custas judiciais. É válido ressaltar que a esfera jurídica ainda é muito morosa, e essa recuperação de crédito torna-se muito longa, levando anos para uma penhora do imóvel.
O ideal é que a cobrança ao inadimplente seja feita de forma preventiva, com lembretes cordiais a fim de conscientizá-lo da importância em manter-se adimplente, analisando condômino por condômino, tendo empatia e frutificando acordos extrajudiciais no intuito de evitar uma execução na esfera jurídica. Dessa forma, faz-se um serviço de cobrança ativo dentro do ambiente da administradora, ou até mesmo dentro do próprio condomínio, reduzindo assim a inadimplência.
A mudança de cultura deve ser prioridade no serviço de cobrança, pois o condomínio possui responsabilidades com pagamentos dos seus funcionários e prestadores de serviços, além dos serviços essenciais como água e luz. Tal responsabilidade é de cada condômino, já que é uma obrigação moral e legal, e todos usufruem dos serviços do condomínio. Afinal, é o seu lar.
A administradora que possui uma cobrança ativa no intuito de gerar conscientização agrega muito ao condomínio. O condômino não deve ter a cota condominial como o último item da lista de contas do mês, mas sim entre suas prioridades. Isso faz com que os condomínios tenham saúde financeira e mais qualidade de vida, além de evitar cotas extras e atrasos nos pagamentos de contas, e ainda gerar uma reserva de segurança para possíveis emergências.
Empresas que já trabalham com base nessa conscientização só têm a ganhar na sua prestação de serviços, pois facilitam a administração de uma forma geral e levam para o ambiente condominial não só conforto, mas as melhorias tão necessárias e desejadas.
Rafaela Albuquerque é administradora, bacharel em Marketing, pós-Graduada em Direto Imobiliário, com 15 anos de experiência no setor condominial e sócia da Administradora AVR Consultoria para Condomínios.