20ª edição da Convenção Anual da ABA discute ‘advocacia do futuro’

Cerca de 200 pessoas debatem questões específicas pertinentes ao exercício da profissão

 

FRANCISCO EGITO, ESDRAS DANTAS E VIVIANNE RODRIGUES

A 20ª Convenção Anual da Associação Brasileira de Advogados (ABA) aconteceu nos dias 11 e 12 de agosto, no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Brasília, no SAUS, quadra 5, bloco M. Com o tema “Advocacia do Futuro”, o evento reuniu cerca de 200 interessados para debater questões específicas pertinentes ao exercício da profissão, como as possibilidades e exigências da inovação tecnológica, as demandas da saúde no pós-pandemia e as necessidades da mulher no combate à desigualdade de gênero. No fim do segundo dia, ainda houve um jantar de confraternização dos participantes.

Cada um dos dias foi preenchido por três painéis, divididos em subtemas cujo tempo de exposição variou entre dez minutos e 20 minutos. O presidente da Comissão Municipal de Direito Condominial do Rio, Francisco Egito, destacou a presença da delegação carioca e chamou a atenção para o fato de a Associação atuar paralelamente à OAB. Egito encerrou o último dia do evento com o tema “O desenvolvimento do Direito Condominial e sua importância na atualidade”, em que trouxe as mudanças nas relações de propriedade para a discussão. Segundo ele, a verticalização da moradia e a popularização da multipropriedade têm sido aspectos decisivos no mercado.

Outro ponto ao qual o profissional deve se atentar é a necessidade de capacitação tecnológica contínua, afirma o diretor estadual da ABA do Rio, Marcos Crissiuma. Justamente para identificar carências e definir parâmetros de aprimoramento, a ABA, desde 2002, procura ser um espaço de acolhimento e troca, através do estabelecimento de uma rede de contatos. Possui, também, a Universidade Corporativa (UniABA), que oferece cursos de graduação, pós-graduação, extensão e aperfeiçoamento.