A Importância da Contabilidade
e os Benefícios para o Segmento
Condominial
Acontabilidade é uma disciplina milenar que desempenha um papel fundamental na gestão financeira de organizações de todos os segmentos e (certamente fará o mesmo) não poderia ser diferente para os condomínios.
O Matemático e Frade Franciscano Luca Pacioli, conhecido como o Pai da Contabilidade, que introduziu o conceito das partidas dobradas, ainda no século XV e que ainda é a base da contabilidade dos dias atuais, de certo não sabia o quão relevante foi sua contribuição para a humanidade em geral.
Dito isto, entendo que essa “Arte Milenar”, tem muito a contribuir também no segmento condominial, que requer cada vez mais por parte de seus usuários, sejam eles os gestores, conselheiros e os condôminos, uma maior profissionalização, embasada em de um controle financeiro eficiente bem como dos cuidados ao patrimônio informações transparentes aos condôminos.
Mesmo sem obrigação legal, atualmente alguns empreendimentos já contam com assessoria contábil, se beneficiando dos resultados alcançados, dentre eles o acompanhamento orçamentário, planejamento financeiro, controle patrimonial, controle de contas a pagar e a receber e assim dirimindo a possibilidade do surgimento de surpresas desagradáveis, permitindo ao Síndico, a tomada de decisão estratégica.
No que diz respeito ao cumprimento das obrigações legais e fiscais, a contabilidade já desempenha um papel fundamental para os demais segmentos, cumprindo as regulamentações fiscais, preparando relatórios e demonstrações financeiras de acordo com as normas contábeis vigentes. Sem dúvida a contabilidade condominial pode auxiliar na gestão de tributos retidos das contratações de serviços, evitando problemas legais e garantindo a conformidade com a legislação, bem como a manutenção das certidões negativas e de regularidade.
Após mais de 10 anos de experiência no segmento condominial, através dos trabalhos de Auditoria Condominial, entendo que a contabilidade assumirá em pouco tempo o papel preponderante que já exerce nos demais segmentos, proporcionando inúmeros benefícios.
E por tudo isso exposto o CRC-RJ, criou a Comissão de Contabilidade Condominial, que tenho a honra de participar, cujo objetivo principal é o de estimular a regulamentação da área, através da elaboração de modelos de plano de contas, controles financeiros, patrimoniais, promovendo discussões e estudos sobre a temática, planejando eventos e cursos gratuitos, contribuindo assim para preparação do profissional contábil que com certeza sairá na frente.
Thiago da Silva, Contador, Perito e Auditor Condominial, MBA em Auditoria e Controladoria, Integrante de Comissão de Contabilidade Condominial (CRC-RJ), Sócio Diretor da INDEP AUDITORES INDEPENDENTES