Academia do condomínio: dicas essenciais para o síndico no início de 2023

Especialista lista boas práticas e recomendações que os condomínios devem ter com seus espaços fitness

Adolpho Boerger

O mês de janeiro marca o início do ano, assim como o auge do verão, estação que mais se fala em lazer e saúde ao ar livre. Sendo assim, Eduardo Pizarro Vianna, da UniversalFIT, empresa especializada em equipamentos para academia de ginástica, preparou esta lista com cinco dicas para os síndicos, com o objetivo de melhorar ainda mais a saúde e a qualidade de vida dos condôminos.

Nem todos os condôminos aceitam projetos de academias na primeira tentativa. Porém, quando já implementados e “rodando”, o nível de exigência do morador ultrapassa todas as barreiras possíveis. É essencial que os espaços fitness e de lazer estejam em dia para ajudar a evitar a sazonalidade. Saúde é assunto urgente, sempre!

Síndico, é hora de:

1 – Trocar ou atualizar: É o momento perfeito para verificar quais equipamentos podem ser trocados ou atualizados. O primeiro dia útil de janeiro é oficial para início de projetos que envolvem saúde, boa forma e qualidade de vida. Uma academia com equipamentos renovados dá um incentivo especial aos condôminos.

2 – Onde mais pode ter movimento? Síndico, percorra seu condomínio ao lado de condôminos que gostam de se exercitar. Tenha ao seu lado membros do conselho também. Certamente haverá algum espaço mal utilizado dentro do condomínio que pode se transformar em uma área de lazer, de treinos ou de reuniões informais e saudáveis entre condôminos.

3 – Construa parcerias: Uma boa saúde não se conquista apenas com exercícios físicos. Outros fatores como o sono, alimentação e experiências prazerosas são fundamentais. Portanto, criar parcerias com médicos, nutricionistas e demais profissionais da saúde que possam ensinar como viver melhor é fundamental para a manutenção do espaço fitness. Dê motivo para o condômino se movimentar.

4 – Estimule o movimento: Estimular condôminos a se movimentarem significa utilizar todos os recursos disponíveis para que eles desçam, seja para a academia ou demais instalações de lazer. O estímulo deve ser constante, por isso é tão importante criar boas parcerias com profissionais de áreas distintas na saúde. Condôminos que se exercitam bem se desentendem menos.

5 – Novas experiências: Síndico, vá aos eventos de fitness para conhecer tendências e novidades do mercado. Todo ano surge uma nova aula coletiva que une boa parte dos condôminos em momentos de alegria. Pode ser uma aula de dança, ginástica, enfim, algo que ainda não tenha no condomínio.  Pode ser uma nova modalidade esportiva, inclusive. 

Lembre-se: todo projeto precisa de gente talentosa para fazer acontecer. Sendo assim, estude a possibilidade de contratar profissionais de educação física para orientar de forma segura os condôminos. De nada adiantam equipamentos de qualidade se não há “segurança técnica”. O Brasil é o país com os profissionais mais competentes do mundo, além de acessíveis. 

O síndico tem a chance de mudar as vidas das pessoas que moram em seu condomínio. Assim, não desperdice a oportunidade, assuma a missão e execute-a de maneira profissional. A UniversalFit existe para ajudar pessoas que desejam o melhor para todos ao redor.

Contato

(21) 3351-6440

universalfit.com.br

@universalfitrj