Administração e Condomínios
Aadministração em sua essência envolve uma série de atividades interligadas e o Administrador é a peça fundamental que planeja, organiza, dirige e controla pessoas e/ou recursos, com o objetivo de alcançar metas estabelecidas. Nos condomínios a dinâmica é a mesma onde sua rotina se comporta de forma muito similar com a de uma empresa. Na prática, a rotina dos condomínios envolve atividades, como, administração, contabilidade, departamento pessoal, jurídica, entre outras. Embora os condôminos possam ser comparados com os acionistas de uma empresa, na maioria das vezes agem muito diferente, de forma mais emocional onde o condomínio é tratado como a extensão de seu lar.
Neste universo, cada condomínio movimenta intenso ciclo de pessoas e demandas, criando oportunidades, empregos e movimentando a economia. Existem condomínios que movimentam mais recursos que muitas empresas, ou até mesmo que possuem mais habitantes do que cidades. Neste mercado promissor temos a figura do síndico, da administradora de condomínios, gestor / gerente condominial.
O síndico é o representante legal do condomínio e este cargo é ocupado através de eleição em assembleia geral, podendo ser pessoa física ou jurídica, profissional (externo) ou orgânico (morador). Sem um síndico o condomínio fica sem responsável legal, ou seja, impossibilitado de ser representado em ação judicial, de acionar o seguro, de realizar um certificado digital, entre outras ações.
A Administradora de condomínios éuma empresa que geralmente exerce uma atividade imobiliária e/ou administrativa. A contratação de uma administradora não é obrigatória por lei e os serviços oferecidos variam, pois em cada região o mercado se comporta diferente. Podendo ser contratada por decisão do síndico, que tem responsabilidade civil e criminal pelos atos da empresa, porém na prática é recomendável que o síndico consulte a assembleia em relação à contratação e/ ou troca de administradora, principalmente quando a ação influencia no orçamento aprovado em assembleia, na rotina administrativa do condomínio, quando modifica hábitos e costumes ou se houver uma relação de satisfação pela maioria dos moradores com a administradora.
O gestor / gerente de condomínios é aquele profissional que auxilia o síndico nas questões administrativas. Nas administradoras, cada condomínio é atendido por um gerente que auxilia o síndico. Alguns condomínios também possuem um gerente / gestor interno, este poderá ser funcionário ou terceirizado pelo próprio condomínio.
O fato é que a área condominial vem se destacando cada vez mais, sendo muito cobiçada. O mercado demanda cada vez mais de profissionais capacitados, que pensem “fora da caixa” e sejam multidisciplinares. A graduação em administração é um grande diferencial para se destacar neste mercado, mas a capacidade de lidar com a diversidade é o que fará com que o profissional se perpetue neste mercado
Karine Prisco é Síndica Profissional com mais de 10 anos de experiência, graduada em Administração de empresas e certificada em gestão de empresas na London School of Business (LSB), na Inglaterra. Sócia proprietária da empresa Harco Síndicos no Rio de Janeiro.