Dicas de oratória
Muitas pessoas não sabem que a oratória, também chamada de retórica, não é um mero talento com o qual algumas pessoas são agraciadas. É, na verdade, uma prática que pode ser desenvolvida e aprimorada por meio de uma série de técnicas e muito treinamento.
No caso dos síndicos, ela é especialmente importante para dirigir assembleias, mediar os muitos conflitos tão comuns no universo condominial, inspirar confiança, desenvolver poder de persuasão, negociar contratos com prestadores de serviços, fortalecer sua imagem profissional e diversas outras coisas.
É, porém, nas assembleias de condôminos que a oratória se revela mais claramente como uma poderosa ferramenta profissional para o síndico. Assim, destacamos a seguir algumas dicas que podem ajudá-lo a fortalecer sua retórica.
A primeira delas é o planejamento. Antes da assembleia, planeje com cuidado o que você precisa falar. Estude atentamente o conteúdo que será apresentado. Sem dominá-lo, você não conseguirá transmitir a confiança necessária para ser respeitado. Elabore um roteiro com os pontos mais relevantes, pense nas possíveis questões que poderão ser levantadas sobre cada um deles e já tenha possíveis respostas na manga.
A segunda dica é simples: respire e fale pausadamente. É muito comum, quando estamos ansiosos ou nervosos ao falar em público, acelerar demais o ritmo da fala. Então atente para isso e procure falar de maneira assertiva e calma, respirando entre as frases. Assim todos vão compreendê-lo com clareza, evitando ruídos na comunicação.
Em terceiro lugar, lembre-se de que sua postura corporal também transmite uma mensagem. Tenha sempre as mãos à vista de todos, gesticulando discretamente de acordo com as frases emitidas. Mãos escondidas e pernas agitadas revelam ansiedade e insegurança. Com a coluna ereta, procure também movimentar-se, se possível, de um lado a outro, o que chamará a atenção dos condôminos para você, afastando-os dos fatores de distração, como celulares, por exemplo.
Finalmente, promova o diálogo e a interação com os moradores. Não há monólogo que sustente a atenção de uma plateia por muito tempo. Portanto, traga as vozes dos ouvintes para a reunião. Demonstre o quanto a participação respeitosa de todos é importante. Desse modo eles se sentirão parte fundamental da sua gestão (o que, de fato, são).
Cecília Egito é professora e revisora de texto em Língua Portuguesa, com prática nas duas atividades há quase duas décadas. Doutora em Estudos da Linguagem e mestre em Letras pela PUC-Rio, graduada em Letras pela Uerj.