Primeira assembleia ordinária de implantação de condomínio “MCMV”
Uma administradora renomada ganhou a gestão de um condomínio Minha Casa Minha Vida, e, como sempre administrou condomínios com perfil de alto padrão, teve uma experiência complicada na sua primeira vez com 300 unidades.
Cerca de 50% dos condôminos ainda não tinham se mudado para o novo imóvel, mas foram participativos na votação do regimento interno e nas convenções do condomínio. Após uma reunião com bom senso e uma boa discussão, pudemos ajudar nos cálculos da previsão orçamentária.
Foram feitas as escolhas dos conselheiros, e o subsíndico sendo sorteado por disponibilidade dos mesmos.
Quando os condôminos receberam as cópias do regimento interno e a previsão orçamentária, não perderam tempo com leitura, e imediatamente uns guardaram, outros entregaram nas mãos das crianças para brincar, ao deixá-los assistirem à assembleia.
Tudo corria conforme as regras, até que duas condôminas se levantaram para defender seus filhos que brigaram durante uma brincadeira em plena assembleia (então o caldo entornou).
Elas se xingaram, gritaram e partiram para a agressão física, necessitando da ajuda dos seguranças para acalmar os ânimos, até que pudéssemos voltar para a assembleia.
Antes de finalizar a assembleia, utilizei o episódio triste para dar o primeiro exemplo de opção de boa convivência: vamos seguir os exemplos das crianças para que o nosso convívio seja o melhor no condomínio: brigou? Então respira, pensa, repensa, perdoa e começa tudo novamente, pois no futuro todos necessitam uns dos outros, e o nosso parente mais próximo é o nosso vizinho.
Ao verificar essa dificuldade de relacionamento, comecei a pensar numa estratégia para melhorar o relacionamento entre vizinhos, e troquei o grupo de WhatsApp por grupo de transmissão, com mensagens diárias que eram pitadas de informações sobre comportamentos dentro do regimento interno, o que provocou a imaginação dos reclamantes ao se colocarem no lugar do outro.
E a parceria comercial com fornecedores e prestadores de serviços também foi muito importante no meu desenvolvimento na gestão condominial, pois descobri soluções para acabar com reclamações de barulho (com pisos antirruídos), compra no atacado direto da fábrica de produtos de limpeza para diluição com economia, e outros.
Aprendi que a assembleia deve ser convocada com antecedência, e todas as pautas informadas, solicitando a opinião de todos os condôminos no aplicativo da administradora e no grupo de transmissão para ter o maior quórum possível e as dúvidas já esclarecidas antes da discussão.
A comunicação e a transparência da gestão condominial são primordiais para o síndico receber o apoio dos condôminos.
Ana Paula Vieira é vendedora e empreendedora desde 1989, síndica profissional e CEO do projeto Chá das Sindicas Empreendedoras Brasil desde 2013.