Visão estratégica
Dando continuidade na nossa série, que visa a abordar as habilidades indispensáveis para um síndico/gestor condominial, vamos falar de mais uma habilidade cognitiva (as habilidades que se referem à maneira como você pensa, constrói soluções e planeja. São habilidades que têm a ver com seu cérebro). Junto com a visão sistêmica (falamos dela na coluna de novembro), a visão estratégica é a outra capacidade de visão, muito importante para que o síndico entregue os melhores resultados em sua gestão.
Visão estratégica é a habilidade de fazer o planejamento do futuro e definir as metas e o que precisar fazer para chegar lá.
Costumo dizer que o síndico é o cérebro do condomínio, ele é quem deve pensar o condomínio e propor ações e melhorias para a coletividade (eu disse propor, e não impor). Ele precisa propor/definir a direção para qual o condomínio deve ir, durante sua gestão, quais são os objetivos para o futuro (a curto, médio e longo prazos), e, a partir daí, estabelecer as metas no presente para alcançá-los.
Em tempos de Copa de Mundo, ouvi de um comentarista esportivo: “tal jogador tem uma visão estratégica do campo.” Isso quer dizer que se o objetivo dele é fazer gol, ele, ao olhar o cenário em campo, já consegue prever todas as ações necessárias. Prevê todas as dificuldades, todos os dribles necessários até chegar ao gol, e planeja como fará cada passo. Ele já tem, em sua mente, o que precisa fazer para atingir seu objetivo. Essa é a visão estratégica.
Estamos nos aproximando do novo ano, qual será o seu gol no condomínio em 2023? Qual o seu grande objetivo, ou quais seus objetivos, para o próximo ano (aqui vale para a vida pessoal também). Utilize sua visão estratégica e:
- Olhe para o futuro, defina o objetivo e como isso será feito.
- Defina a direção, quais são os objetivos para o futuro do condomínio e da comunidade condominial, e, a partir daí, estabeleça as metas no presente para alcançá-los.
- Liste as prioridades e exclua desta lista qualquer coisa que não seja essencial para alcançar os objetivos. Em condomínios, ainda contamos com as emergências que ocorrem no caminho e precisamos também atendê-las. Fora isso, foque nos objetivos traçados.
- Planeje no presente para ter o resultado e sucesso no futuro.
- Olhe para o todo, sem esquecer dos detalhes (visão sistêmica).
- Coloque seu plano em ação.
- Planejar é bom e extremamente importante, mas executar e colher os resultados é extremamente gratificante.
- Desejo que você marque muitos gols em 2023!
- Feliz Natal e um lindo Ano Novo! Agradeço sua companhia durante 2022 e todos os feedbacks recebidos a respeito da coluna Desempenho e Liderança. Muito Obrigada!
- Que em 2023, possamos continuar evoluindo juntos!
Um grande abraço.
Ariane Padilha é professora, psicóloga, especialista em Gestão de Recursos Humanos e Marketing, consultora e síndica profissional da Fator G Condomínios, além de professora e coordenadora do curso de pós-graduação em Gestão Condominial da Famaqui.