Garantir 100% da receita do condomínio deixou de ser uma questão de opção
Na coluna anterior, escrevi sobre as vantagens de escolher um Fundo de Investimento para garantir 100% da receita do seu condomínio. Hoje, quero alertar para o fato de que essa não é mais uma questão de opção, mas sim de obrigação. Afinal de contas, faz algum sentido abrir mão de investir na manutenção e infraestrutura do seu condomínio se o mercado oferece a garantia total da receita, através de taxas de administração substancialmente menores que os índices de inadimplência arrastados durante meses? Definitivamente, não! Então por que existem condomínios com inadimplência recorrente que ainda não tomaram esta decisão?
Dentre alguns fatores que levam a esse cenário, destaco a “insegurança jurídica” causada pelo desconhecimento das regras e, até mesmo, a ausência de regulamentação, no caso específico das garantidoras. Por isso, vou deixar aqui algumas dicas que vão ajudar a nortear a escolha de quem está apto a garantir a receita do seu condomínio.
Vale a pena perguntar:
a) A empresa está registrada no Banco Central e na CVM (Comissão de Valores Mobiliários)?
b) O contrato prevê que a cessão de crédito é definitiva?
c) A cobrança é feita em nome da empresa que está garantindo a receita?
d) A empresa vai arcar com todos os custos de cobrança?
e) A empresa está autorizada a antecipar receita?
Se você obteve um “sim” para todas as questões acima, é porque está falando com um Fundo de Investimento. Agora é a hora de negociar a taxa de administração, fechar negócio e começar a administrar projetos, em vez de problemas.
Caso você tenha recebido algum “não”, aguarde as próximas dicas ou procure o Fundo de Investimento mais perto do seu condomínio.
Até a próxima!
Saulo Lino é diretor financeiro da Condobem.