A importância da manutenção de fachadas prediais

Como profissional da área, com experiência de 30 anos desenvolvendo reformas de edificação em todo o território nacional, com a execução de mais de 1.000 obras no segmento, vejo o quão importante é que as fachadas prediais sejam mantidas em bom estado de conservação. No aspecto segurança, a fachada é um item de extrema atenção, pois, quando bem mantida, torna não só o empreendimento mais seguro, mas também mais valorizado. No caso da segurança, o síndico é diretamente impactado na questão da responsabilidade civil, e é claro que o empreendimento também, então a manutenção da fachada é benéfica para todos, sejam moradores, síndico e todos que caminham no entorno da edificação. É importante ainda ressaltar o aspecto da valorização patrimonial.

Para que tudo isso ocorra, é de suma importância que o condomínio contrate uma empresa que possua um profissional legalmente habilitado para a realização de uma vistoria nas fachadas, identificando as patologias, por meio de um laudo técnico, que contenha as especificações dos problemas encontrados e devidamente relacionados. Essa ação preliminar possibilitará a contratação de uma empresa especializada para prestação dos serviços, cabendo ressaltar que ela deverá apresentar seu plano de trabalho e as condições de execução, demostrando capacidade técnica, experiência, equipamentos, além da habilitação legal e acervo técnico, que comprovaria sua condição em desenvolver um cronograma dentro das normas vigentes, nos quesitos, qualidade, logística, treinamento dos colaboradores e segurança.

Numa edificação, a fachada bem conservada representa a valorização do bem, podendo ela ser de um material nobre ou não, independentemente de sua localização e dimensão, será sempre conhecida pela situação que se encontra a sua apresentação.

A não manutenção das fachadas envolve a questão da valorização do bem, como a segurança de todos, podendo provocar ocorrências de acidentes de revestimentos se desprendendo, trazendo risco a toda comunidade, seus visitantes e trabalhadores diretos e indiretos. No tempo em que trabalho nesse segmento, tenho relatos de janelas, guarda-corpos, concreto, emboço, pedras de granitos, pastilhas, cerâmicas entre outros que, caíram sobre carros e pessoas, trazendo problemas sérios aos responsáveis pelo condomínio em ações civis e criminais.

Destaco que a contratação de uma empresa qualificada, especializada e com porte financeiro para as grandes obras se faz necessária para que se mantenham os atendimentos necessários, conforme as normas de execução dos serviços nas fachadas da edificação. É de responsabilidade dos gestores a escolha das empresas que participarão do certame de licitação, com a escolha da empresa especializada.

Nossa empresa é especializada e qualificada no segmento de reformas e manutenção de fachadas prediais, realizando atualmente 22 obras no Rio de Janeiro, Niterói e Petrópolis. O patrimônio é composto de equipamentos, ferramentas, caminhões, carros utilitários. Os colaboradores são todos CLT, e as obras são supervisionadas por um corpo técnico formado por arquitetos, engenheiros civis, engenheiro eletricista e engenheiro de segurança do trabalho, todos devidamente registrados junto aos seus conselhos, e dispomos de um seguro de responsabilidade civil no valor de R$ 2 milhões.

Alexandre Rocha é arquiteto, sócio-diretor e responsável técnico da Cetor Manutenção Predial.

cetormanutencao.com.br