Carro elétrico: seu condomínio está preparado?
Assim como aconteceu com outras tecnologias disruptivas, como os CDs, que substituíram os discos de vinil e a iluminação a LED, que está acabando com praticamente todos os outros tipos de lâmpadas, o carro elétrico também terá seus preços despencando nos próximos anos, conforme forem ganhando escala de produção.
Silenciosos e menos poluentes, os números no Brasil já chamam a atenção. São cerca de 1.000 eletro postos, como são chamadas as estações de recarga.
O maior corredor com postos de carregamento para veículos elétricos na América Latina é nosso: o Corredor da Via Dutra, que liga Rio de Janeiro a São Paulo, as duas maiores cidades do país.
Para “abastecer” em casa, é preciso um carregador específico chamado wallbox. Ele utiliza uma tomada trifásica e entrega mais energia em menos tempo. O equipamento custa atualmente cerca de R$ 7 mil.
A fonte trabalha com tensão de 127 V ou 220 V, e o carregamento dura de 12h a 36h.
Já nos eletropostos, os carregadores são de duas potências: o de 22 kW carrega a bateria do carro elétrico em 40 minutos, e o de 50 kW em “apenas” 20 minutos. O próprio motorista conecta o cabo ao veículo.
A resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) 819/2018 permite àqueles que queiram investir em eletropostos cobrar pelo serviço, o que deve acelerar esse crescimento.i
Quanto aos condomínios, a grande questão é se o carregador deve ser ligado no medidor do apartamento do dono do carro ou no medidor de serviço.
Pode parecer mais sensato que a recarga de cada carro elétrico seja faturada diretamente na conta de energia do apartamento do proprietário do carro, mas isso causa um grande problema: se todos chegarem do trabalho tradicional em horário comercial e quiserem colocar o carro para recarregar ali entre as 17 e 19 horas? Vai certamente sobrecarregar o alimentador geral do condomínio e provocar um apagão.
Já existem, para isso, soluções com controle da demanda elétrica e rateio do consumo, e essa, sim, deverá ser a solução padrão nos condomínios quando os proprietários de carros elétricos chegarem à casa da dezena.
É importante também analisar a curva de carga da unidade para identificar em quais horários existem picos de demanda e evitar o carregamento nesses períodos, evitando assim sobrecargas no sistema elétrico e possíveis desligamentos.
Adriano Pascoal é engenheiro e especialista em Gestão da Energia Elétrica (www.problemascomenergiaeletrica.com)