Os desafios da sindicatura
Iniciei como síndica há 17 anos. Era uma vida solitária, éramos eu, o zelador e a administradora. Quase não havia no mercado material disponível para estudo, apenas alguns cursos, a literatura era bem tímida sobre a sindicatura e o mundo condominial. Mas a tecnologia, ao longo dos anos, veio para somar, e a pandemia acelerou a integração e o conhecimento, ficando tudo mais dinâmico.
Hoje, participo de diversos grupos de WhatsApp que me dão oportunidade de trocar conhecimento e ideias. Estou constantemente me atualizando com cursos online, porque se não acompanhar fico para trás.
Reconheço que ser síndico requer conhecimento multidisciplinar. Conhecer um pouco de cada área que envolve o condomínio é fundamental, mas procurar apoio técnico é muito importante, então contrate profissionais técnicos como engenheiros, advogados, administradores para tornar a gestão mais eficiente e com resultado positivo.
Uma característica que é muito importante e ao longo da minha carreira eu desenvolvi é ser uma boa ouvinte. A função de síndico requer essa habilidade, escutar e se colocar no lugar do outro, e tentar solucionar a questão. Sempre falo que estamos ali para, juntos, solucionarmos um problema, com um objetivo comum.
Estar síndico é ter um desafio todos os dias, é tomar uma decisão em prol do benefício de todos. Fazer um bom trabalho na sindicatura é valorizar o patrimônio daquele condomínio.
Ao síndico que está chegando, planeje seu tempo e as atividades a serem trabalhadas, pois isso lhe garantirá um ótimo resultado. Crie processos, metas e desenvolvimento, mas sem esquecer que você que está iniciando na sindicatura. Assim, cuide de você como pessoa, estabeleça limites, pois em toda atividade há pessoas adversas ao seu sucesso.
A sindicatura é uma atividade de responsabilidade, pois estamos conduzindo o patrimônio de outras pessoas. Zelar pelo bem alheio é nosso dever, então façamos com dedicação.
Boa sorte na gestão!
Gabriela Costa atua na GM Síntese Soluções Condominiais, é formada em Direito, MBA na UFF em Gestão de RH, pósgraduanda em Gestão de Condomínios, pós-graduação em Direito Imobiliário.