Tecnologia em condomínios
A pandemia enfrentada nos últimos dois anos acelerou a transformação digital dentro dos condomínios. Note que a maior parte dos serviços digitais já existia, mas não era tão utilizada, muitas vezes por falta de divulgação e conhecimento dos usuários.
Dentre as principais soluções, podemos destacar os aplicativos onde síndicos e condôminos podem acompanhar informações relevantes de seu condomínio (tais como atas e editais de assembleia, segunda via de boleto, consumo de água e gás etc). Há, ainda, soluções que facilitam o controle de inadimplência, com disparos de avisos de cobrança, e a realização de assembleias virtuais.
Traduzindo tais soluções para o nosso dia a dia, posso citar um condomínio de 360 unidades administrado pela minha empresa. Nosso aplicativo permite que todos os boletos sejam enviados para o e-mail cadastrado do condômino, sem a necessidade de impressão. Tal facilidade, além de estar alinhada com a nossa estratégia ESG (do inglês “environmental, social and governance”), usada para medir nossas práticas de responsabilidades ambientais, sociais e de governança, permite maior agilidade e segurança na comunicação.
A chegada da tecnologia de telecomunicação de redes móveis 5G, que será implantada em breve, trará consigo a Internet of things ou Internet das Coisas (IoT), abrindo um leque ainda maior de ferramentas. Neste novo contexto, os objetos físicos serão conectados a softwares, permitindo o monitoramento de sistemas hidráulicos, de consumo e de segurança (controle em tempo real de medição de caixa d’água e consumos dos condôminos, irrigação automatizada de jardins e controle inteligente de iluminação são alguns dos exemplos) com a consequente redução de custos. Conectado com o tema da segurança e redução de custos, a portaria virtual já é realidade em diversos condomínios do país.
Portanto, a contratação de uma administradora que ofereça ferramentas que levam praticidade aos gestores condominiais facilita o dia a dia, além de poder gerar economia aos condomínios.
Carlos Tortara Dantas é formado em Administração, pós-graduado em Gestão de Negócios e especialista em Direito Imobiliário. Atua há mais de 15 anos em gestão condominial e é sócio-diretor da Garden Administração.