Epi’s para condomínios

Você já pensou sobre a importância da segurança no seu condomínio? Sei que não é um assunto prioridade de muitos síndicos, pois temos demandas mais urgentes todos os dias. Isso não é culpa dos meus colegas, mas sim, de um sistema que valoriza mais “apagar o fogo” do que evitar o incêndio. Esse texto é para auxiliar você, colega síndico, a pensar sobre a importância da segurança preventiva e, para isso, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são essenciais para manter a segurança dos nossos colaboradores e evitar os acidentes de trabalho.

Sabemos que, dentro do campo da administração, as empresas já estão cientes da importância da prevenção. As falhas nesse processo, mais do que acidentes – até possivelmente fatais – podem gerar processos trabalhistas, desrespeito às normas do Ministério do Trabalho e multas, prejudicando os profissionais, a imagem do condomínio e as finanças e, sem mais delongas, o próprio síndico. Confira as sugestões:

  1. Luvas – As luvas de proteção são imprescindíveis para os colaboradores que trabalham na limpeza do condomínio. Elas protegem contra substâncias presentes nos produtos de limpeza que podem causar alergia ou outro tipo de dano e na retirada do lixo, já que podem conter objetos cortantes, como cacos de vidro.
  2. Botas antiderrapantes e aventais impermeáveis – Um piso molhado e escorregadio é o cenário perfeito para quedas, por isso as botas antiderrapantes também são importantes para os funcionários responsáveis pela limpeza do condomínio. Funcionários da limpeza também precisam de aventais impermeáveis. Muitos deles lidam com água e ficar o dia inteiro com o uniforme molhado pode ser um fator de risco para contrair uma doença, como gripe ou resfriado.
  3. Óculos e máscaras de proteção – Muitas substâncias químicas presentes nos produtos de limpeza podem irritar as mucosas nasais e oculares. O maior desafio na gestão seria conscientização dos funcionários em usar os acessórios, quando o funcionário se recusa ou deixa de utilizar o EPI, mesmo após ser orientado pelo síndico sobre a importância de fazê-lo, poderá sofrer advertência, seguida de suspensão em caso de reincidência, ou até mesmo uma demissão por justa causa.

Quis trazer esses exemplos simples e dentro dos orçamentos de muitos condomínios justamente para mostrar a você, colega síndico, que muitas das vezes as menores ações são as mais eficientes. E aí, como você faz a segurança preventiva em seu condomínio? Entre em contato comigo pelas minhas redes sociais que podemos pensar em outras sugestões de prevenção.

Malbina Charif é síndica profissional com formação em Administração de Empresas, certificada pelo Secovi, Abadi, Apsa GPU e CBEPJUR. Atua na área de gestão de condomínios e consultoria predial.

malbina.sindicaprofissional@gmail.com

linkedin.com/in/malbina-charif-9bb04baa