Profissão Síndico: atribuições e desafios

A função e obrigação do síndico é cumprir e fazer cumprir o que estiver escrito na convenção e no regimento interno. O síndico segue normas e deliberações, sempre com observância legal, representando ativa e pacificamente o condomínio, praticando em juízo ou fora dele os atos necessários à defesa dos interesses comuns: dar conhecimento imediato à assembleia da assistência, dos procedimentos judiciais ou administrativos de interesse do condomínio.

Pela função administrativa e mandatária que tem, o síndico cumpre normas e deliberações, sendo um guardião, que, de forma clara, a ela compete zelar por todos que vivem no condomínio (donatários e locatários) e zelar pela conservação dos serviços atribuídos que interessam a todos: cuidar da conservação das partes comuns e manter organizadas as documentações do condomínio.

Em minha opinião, o maior desafio como síndica é lidar com pessoas. Ser síndica é uma atividade realizada por um ser humano com seres humanos, com o objetivo de acertar, realizar um bom trabalho e transformar. No dia a dia, sempre surgem situações diferentes: surpresas, problemas a serem solucionados, pessoas e pensamentos diferentes.

Como síndica, aprendemos que precisamos envolver pessoas pensando juntas, entendemos que, ao compartilhar e dividir tarefas, construímos, mostramos a utilidade do outro, a importância da participação, da responsabilidade em solucionar algum problema. Lidar com pessoas não é fácil: cada um com suas formações diferentes, trazendo suas bagagens.

Para exercer a função de síndico, precisamos trazer a solução antes que o problema se instale. Temos que entender, enfrentar os desafios, subir um degrau de cada vez, superando os obstáculos que sempre vão existir. Todas as vezes que surgir um problema, devemos procurar ver como lição de vida e fazer uma programação em nossa mente que aquilo vai passar, pois ao olhar para trás veremos que, por vezes, o desespero chegou e encontramos a solução. Então, mais um desafio será superado. É possível, sim!

Maria José de Moura Lilla nasceu no interior de Minas Gerais, mora no Rio de Janeiro, trabalhou na área da saúde por 30 anos e atua na função de síndica desde junho de 2019.

mj.lilla@gmail.com

@mariajosemouralilla