Síndico, quer saber como criar uma equipe de alto rendimento?

A Revista dos Condomínios convidou Ana Chazan e Christiane Romão para falar sobre o assunto

Ana Chazan
Christiane Romão

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AnNA CHAZAN E CHRISTIANE ROMÃO

Ser síndico é saber lidar com diversos tipos de pessoas, condôminos, funcionários e visitantes, e quanto maior o condomínios, maior a quantidade de pessoas e maiores são os problemas. Dessa forma, o síndico precisa possuir uma ótima equipe para ajudá-lo nessa missão que é gerir uma co-propriedade. O que se imagina quando o tema “como montar uma equipe de alto rendimento?” surge? pessoas altamente qualificadas, cursos e treinamentos internos, prática no dia a dia com pessoas mais experientes e diversas ações. A Revista dos Condomínios conversou com Anna Chazan e Christiane Romão, advogadas e gestoras imobiliárias, para nos explicar, com propriedade, a maneira correta de como se montar uma equipe de alto rendimento.

Do gestor:

Um ponto que deve ser destacado é que toda boa equipe precisa possuir um bom gestor, não existe uma equipe que trabalhe de maneira totalmente eficiente enquanto o seu gestor está tendo um desempenho ruim. Um bom gerente precisa saber lidar com todos os funcionários, incentivá-los e entender as necessidades deles. “Entendo que uma liderança de verdade é o grande motor para ter resultados consistentes. Precisamos olhar o outro de uma maneira especial, com empatia e tolerância. Acredito que, quando as pessoas se sentem pertencentes e respeitadas, possuem uma maior perspectiva de crescimento. Quando entendi isso, transferi esse modo de pensar para quem estava ao meu redor e apliquei essa mentalidade no relacionamento com a minha equipe. Para ter uma geração de gestores de alto rendimento, nós como líderes precisamos apontar ao time o caminho e o propósito da jornada. Experimente liderar de um jeito diferente e dando atenção aos pontos aqui colocados, que você sem dúvidas irá se surpreender com os resultados” – explica, Christiane Romão.

Do funcionário:

Dizem que o funcionário é o coração da empresa, porém toda empresa requer trabalhadores qualificados para as áreas necessárias. Bons funcionários se destacam por diversos motivos, porém as suas qualidades pessoais chamam mais atenção. Ana Chazan conta quais são as características mais requisitadas.
“É muito importante, atualmente, trabalharmos as soft skills que são as características pessoais, como a inteligência emocional, proatividade, comprometimento, trabalho em equipe, comunicação e empatia, por exemplo, são pontos fundamentais para todas as pessoas independente da função que elas exerçam. A habilidade de gerenciar conflitos também merece destaque, principalmente no nosso mercado de administração de condomínios, onde conflitos ocorrem em boa parte do tempo. As questões técnicas que podemos chamar de hard skills, também são muito importantes e devem ser sempre estimuladas pelo gestor a serem desenvolvidas através de cursos de formação especializada”
Como dito anteriormente, a qualificação é de extrema importância. Hoje, existem mais vagas de emprego para pessoas com qualificação e poucos trabalhadores suprem as exigências necessárias, por isso estudar e se aprimorar na área que deseja é crucial para ter um bom desempenho em seu emprego desejado. Christiane Romão falou sobre o assunto. “É importante que o profissional adquira conhecimento na área e saiba utilizar programas ou outras ferramentas para a execução das tarefas.
Assim, ele consegue aplicar sua competência com sucesso e ter um bom desempenho nas atividades. Isso também permite que o colaborador identifique e administre quaisquer problemas com mais facilidade e entregue um serviço de qualidade. Quando falamos por exemplo na atuação junto a gestão de condomínios, evidencio que com a quantidade de obrigações e responsabilidades que foram sendo criadas, exige cada vez mais que os profissionais tenham qualificações específicas. O maior problema da área está intimamente relacionado à falta de experiência em gestão de condomínios, pois embora ajude, não basta a formação teórica”

Montar a equipe:

Dos assuntos que já abordamos, talvez esse seja o mais difícil de se fazer, pois demanda tempo para entrevistar candidatos, analisar currículos e perfis, qualificar todos e fazer com que os funcionários comecem a trabalhar com toda força de vontade. Então a pergunta que surge é: “Quais as primeiras ações precisam ser tomadas para montar uma equipe?” Ana Chazan responde. “Primeiro é necessário conhecer bem os colaboradores da equipe, identificar os pontos fortes e fracos de cada um, oferecendo treinamentos para o desenvolvimento pessoal e profissional. Ter as tarefas bem definidas e uma comunicação sem falhas. A comunicação é fator primordial, desenvolver conversas frequentes com sua equipe estimula a confiança entre líderes e liderados proporcionando um trabalho em equipe mais eficiente. O desenvolvimento da qualidade no ambiente de trabalho também ajuda as pessoas a se desenvolverem, um ambiente hostil não traz ganhos as pessoas para produzirem adequadamente. Pessoas motivadas desenvolvem trabalhos extraordinários”

Dicas e experiências na área:

Após todo assunto abordado, listamos algumas dicas dadas pelas entrevistadas, Christiane Romão e Ana Chazan, e pedimos para que cada uma contasse um pouco de sua experiência na área de gerenciamento de equipes.

Dicas:

Conhecer seus colaboradores, faça um balanço dos talentos existentes naquela equipe, se comunicar de forma assertiva, com clareza e objetividade, incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional, definir metas atingíveis, delegar tarefas e desenvolver habilidade de comprometimento e responsabilidade, e, promover a cultura do feedback, reconhecer esforços individuais e coletivos para levantar um sentimento de orgulho, são pontos fundamentais. 

Ana Chazan: “Tenho uma equipe de mais de 30 pessoas, promovemos treinamentos semanais e estimulamos o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um. É muito importante nos mantermos atentos para grandes talentos que se formam dentro das equipes”

Christiane Romão: “Nesses 14 anos de atuação, posso dizer sem dúvidas que o sucesso demanda diversas ações em conjunto, estratégias e planejamento. No entanto, nada disso se faz sem uma boa gestão de pessoas, e gerenciar equipes de alto desempenho está muito além de mandar e desmandar. Durante toda a minha caminhada como gestora condominial, tive o privilégio de implantar diversos empreendimentos e com eles equipes incríveis e que sem dúvida é o legado que eu deixo nos empreendimentos por onde eu passei. Eu sempre brinco, uma vez da minha equipe, serão eternamente dela, pois a sua maioria eu acompanho a evolução deles, recebo feedbacks de como evoluíram a partir dos meus ensinamentos e isso me dá a certeza que estou montando sementes para o futuro e novos líderes” 

Ana Carolina Chazan e  Christiane Romão

Contato

@annacarolinachazan

christianeromaosindicatura@gmail.com