Como montar um time de primeira linha
Eles costumam ser o primeiro contato que estabelecemos, logo na chegada ao condomínio. Por isso, a seleção de candidatos para a vaga de porteiro merece atenção
CHRISTIANE ROMÃO
Eles são os profissionais mais requisitados nos condomínios, desempenham funções de controle de acesso, recebimento de encomendas, solucionam pequenos problemas e ainda prestam auxílio aos moradores. Além disso, são os braços direitos dos síndicos, no zelo pelo pleno funcionamento dos ambientes coletivos. Os porteiros são figuras-chave. Mas o que é um bom porteiro? Qual deve ser o perfil desse profissional nos dias de hoje? Quais devem ser suas aptidões e características? E a formação? Precisa de experiência? O que deve ser observado pelo síndico no momento de uma entrevista para emprego?
“Recrutar é uma arte e envolve técnica e expertise, pois para atrair e escolher as pessoas certas para determinada vaga é preciso entender que se trata de uma atividade criteriosa e que envolve etapas importantes, como entrevistas e testes, onde é possível fazer a avaliação das competências técnicas e comportamentais de um potencial colaborador. Quando falamos em seleção de porteiros, que são figuras-chave para os empreendimentos, passamos a alinhar o perfil adequado para se adequar aos dias de hoje e suas mudanças constantes”, avalia Christiane Romão, psicóloga e síndica profissional.
Segundo a especialista, uma das tarefas do síndico é garantir que o controle de acesso e o atendimento na portaria, assim como em todo o empreendimento, sejam realizados da melhor forma possível. Porém, para que isso aconteça, é imprescindível ter um formato de seleção focado em RH estratégico para a formação de uma equipe qualificada. Ter uma boa seleção, em especial se falando de um posto de portaria, é pensar além da segurança. Pensar também nos custos com rotatividade, por exemplo.
Caso o síndico queira implantar um novo regramento para utilização dos elevadores, o ideal é consultar um advogado para não cair em interpretações discriminatórias. “Os gestores condominiais não devem agir por impulso, muito menos por pressão dos condôminos. O caminho mais assertivo é sempre planejar, consultar um especialista, implementar e mensurar se a mudança gerou o resultado esperado.”
5 dicas para um recrutamento eficiente
Christiane Romão dá cinco dicas para o gestor aplicar no momento do recrutamento.
- Estabeleça o perfil do candidato. Defina os conhecimentos necessários, habilidades e atitudes, o famoso (CHA), imprescindível ao profissional que será contratado, para que exerça a função da melhor forma possível. Por se tratar de um cargo ligado a atendimento, é preciso também que se considerem como competências uma boa comunicação, escuta ativa, atenção, discrição e cordialidade. Um ponto imprescindível, mesmo com toda tecnologia que pode ser usada pelo porteiro para ajudá-lo em sua função, é ter uma boa memória para conhecer bem todos os moradores e saber distingui-los das outras pessoas.
- Faça uma verificação criteriosa sobre os locais onde vai fazer a divulgação da vaga. Saber onde procurar e contratar um profissional qualificado para essa demanda ajudará muito a ter assertividade na seleção.
- Leve em consideração as referências profissionais anteriores. Fazer essa pesquisa prévia assegura maior confiabilidade na contratação, pois o porteiro vai atuar não só com atendimento, mas com a segurança do seu empreendimento.
- É fundamental montar um roteiro de perguntas. Essa etapa ajudará a ter uma ideia de como o candidato se posicionará em diversas situações do cotidiano. Algumas possíveis: Pode falar um pouco sobre você? Por que você quer esse trabalho? Por qual razão devemos contratar você? Quais são os seus pontos fortes? E fracos? O que você está procurando em uma nova posição? Como foram suas experiências anteriores na função? Já exerceu outros tipos de atividade? Outra possibilidade é pedir ao candidato que fale sobre um desafio ou conflito que enfrentou no trabalho e como lidou com a situação…
- O sucesso da seleção não é definido apenas com a contratação do novo funcionário, mas também com o tempo e a qualidade em que permanece no emprego. Alinhe as expectativas de trabalho do condomínio com as qualificações e perfil do colaborador e lembre-se: o porteiro é a primeira impressão do empreendimento! Depois que a seleção é feita e, enfim, o candidato é escolhido, não esqueça da importância de treinar e reciclar esses profissionais para que assim possa ser mantido o padrão de que o empreendimento precisa.