Comunicação interna: a maior aliada do síndico
O sucesso da atuação de qualquer síndico é determinado principalmente por uma boa comunicação interna. Divulgar informações de forma eficiente, além de imprimir transparência à gestão, permite maior contribuição dos moradores para o bom funcionamento da engrenagem condominial.
Em todo condomínio há diversos locais estratégicos que nem sempre são explorados. Os elevadores e as portas das lixeiras coletivas não são os únicos espaços para a instalação de um display de informações e avisos. A garagem, por exemplo, deveria ser mais utilizada para tanto, afinal existem muitos moradores que entram e saem do condomínio quase exclusivamente de carro. E que tal um informativo impresso mensal ou bimestralmente para ser deixado nos escaninhos? É certo que o ambiente virtual e as publicações digitais são eficazes e mais ecológicas. No entanto, isso não diminui a importância do material físico, que ainda atinge um número maior de pessoas, se pensarmos em grande parte dos idosos e pessoas que não participam dos canais digitais de seus respectivos condomínios.
A comunicação interna pode e deve ser fortalecida, alimentando regularmente todos os canais possíveis, digitais ou físicos, com informações relevantes, claras e contextualizadas. Decisões tomadas em assembleia, orientações acerca de reformas, campanhas para economia de água ou de energia e recomendações de segurança são alguns exemplos de tópicos que precisam ser levados aos moradores. E por que não divulgar amplamente pontos mais pertinentes da Convenção Condominial e do Regimento Interno?
Para tanto, planeje a comunicação interna do seu condomínio, criando um calendário de temas ou tópicos que devem circular nos canais coletivos a cada semana, quinzena ou mês.
Lembre-se de que gerir a comunicação interna também é atribuição do síndico. Quando realizada de modo eficiente, resultará em maior confiança na relação de síndico com morador, mais engajamento dos moradores no funcionamento da máquina condominial, menos conflitos entre vizinhos e muitos outros benefícios.
Como dizia nosso saudoso Chacrinha, “quem não se comunica se trumbica!”.
Cecília Egito é professora e revisora de texto em Língua Portuguesa, com prática nas duas atividades há quase duas décadas. Doutora em Estudos da Linguagem e mestre em Letras pela PUC-Rio, graduada em Letras pela Uerj.