Comunicado condominial: faça certo
O chamado “comunicado” é importante ferramenta para o bom andamento da engrenagem condominial. Administradora, síndico, funcionários e moradores têm nele uma excelente forma de enviar e receber informações, portanto o comunicado merece toda a atenção.
Vamos começar citando tudo o que deve ser evitado nesse gênero textual: palavras de baixo calão (claro!), termos que façam referência à raça, credo ou religião, além daquelas “indiretas” que possam vir a expor algum morador.
Caso alguém tenha cometido um erro ou ferido uma regra, basta enfatizar o regulamento e instruir os moradores de modo neutro, com objetividade e sem apontar para a unidade, o andar ou o bloco onde vive a pessoa que errou. Qualquer termo que venha a comprometer a imagem de alguém precisa ser evitado.
Quanto à forma, atente para a ortografia das palavras e para o tamanho das frases, que devem ser curtas e claras. Formate o texto de modo a chamar atenção para as partes mais relevantes, lançando mão dos recursos de edição, como negrito, itálico e sublinhado. Lembrem-se também de utilizar um tamanho de letra que permita a todos uma leitura rápida e fácil. Um local muito usado para expor os comunicados é o elevador. Então tenha em mente que o morador terá apenas alguns segundos para ler. Por isso, a formatação e o tamanho do texto farão toda a diferença. Evite ser prolixo e exponha apenas as informações realmente essenciais.
É comum o comunicado sem identificação do nome e do cargo do autor. Esses dois elementos atribuirão seriedade tanto à mensagem quanto ao profissional que a redigiu. Síndico, gerente da administradora, prestador de serviço… sempre informe nome e sobrenome, além da empresa para a qual trabalha. E não se esqueça, claro, de inserir local e data.
Nos detalhes é que fazemos a diferença. Comunicados preparados sem esmero simplesmente não cumprirão sua função de transmitir a mensagem. Então, cuide dos detalhes: pense no local onde ele será exposto e nos leitores que precisa alcançar. Vá direto ao ponto e sempre releia e revise o material, buscando o que pode ser melhorado para comunicar de modo eficiente as informações.
Cecília Egito é professora e revisora de texto em Língua Portuguesa, com prática nas duas atividades há quase duas décadas. Doutora em Estudos da Linguagem e mestre em Letras pela PUC-Rio, graduada em Letras pela Uerj.