Comunicação digital na mão do síndico

GRUPOS DE WHATSAPP PODEM SER ÚTEIS, DESDE QUE UTILIZADOS COM RESPONSABILIDADE E FOCO

 

Como naquele filme de ficção científica dos anos 1980, eles se multiplicam tal qual Gremlins quando em contato com a água. E, ao mesmo tempo em que facilitam nossa comunicação, roubam nosso tempo e atenção. Os grupos de WhatsApp se proliferam em alta velocidade. Família, trabalho, amigos, viagens, eventos e… condomínios. Mas será que esse aplicativo é eficiente também neste ambiente? “Ele é uma ferramenta de conexão presente na vida das pessoas e, dentro do condomínio, a criação de um grupo é excelente auxiliar na interface entre a administração e os condôminos, ajudando administradores no alcance maior, uma vez que sua informação estará na palma da mão do destinatário final. Apesar de não ser um meio oficial de comunicação, é uma ótima saída para manter os assuntos importantes em acesso fácil e disponibilizar aos moradores um diálogo rápido com a administração”, afirma Renata Gutiez, sócia fundadora e líder da equipe de advogados do escritório RFC Gutiez.

Advogada, membra da comissão de Direito Condominial da OAB do Maranhão e presidente da Associação dos Síndicos daquele estado (Assosíndicos/MA), Renata faz uma ressalva. “É importante destacar que o WhatsApp, em grupo ou no privado, é um coadjuvante, e devem permanecer como protagonistas da comunicação meios oficiais já conhecidos, como o livro de ocorrência, e-mail, ofícios e comunicados impressos. No grupo podem ser debatidas as questões cotidianas. Entretanto, este é meio inadequado para a tomada de decisão, ainda que em questões simples. A ferramenta, quando bem e sabiamente utilizada pelo gestor, pode servir como base, sendo um termômetro para as futuras decisões, a partir da análise do grau de aceitação ou rejeição dos moradores a uma nova ideia, e sua satisfação sobre as decisões administrativas que prescindem de decisão da assembleia, além de recebimento de reclamações e sugestões.”

Mas será que é possível, ou mesmo necessário, estabelecer regras de comportamento no grupo? Segundo nossa entrevistada, o ideal é que, antes mesmo de criar o grupo, o síndico entenda que também deverá ser o gerenciador desse canal, cujo intuito é otimizar a comunicação e não deixar a conversa correr livremente sem controle, sob pena de gerar conflitos desnecessários ou a postagem de assuntos polêmicos que abrem margem para desentendimento, como política, religião e futebol. O síndico deve estabelecer essas regras com os moradores em uma assembleia, se puder, ou informalmente no momento da criação do grupo, esclarecendo os objetivos e definindo as regras de forma clara e expressa aos moradores.

“Não existe nenhuma responsabilidade estabelecida em lei para administradores de grupo de WhatsApp. Entretanto, o síndico, enquanto administrador do grupo, ou outra pessoa que exerça esse papel, deverá empreender esforços para gerenciar o aplicativo para alcançar o objetivo principal, evitando conflitos e tomando providências em caso de verificar a prática de crimes contra a honra, de discriminação ou qualquer outro ato atentatório, sob pena de ser responsabilizado por omissão, como já ocorreu em decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo.

O entendimento é que agressões verbais extrapolam o direito de livre expressão e podem configurar crimes contra a honra, como difamação, calúnia e injúria. Nesses casos, o gestor deverá acalmar os ânimos e agir com muito cuidado, lembrando os condôminos o objetivo daquele grupo”, pondera Renata Gutiez.

Algumas dicas para se extrair o máximo desse aplicativo: “O digital revolucionou a forma como as pessoas se relacionam, e, no âmbito condominial, a conexão traz a sensação de comunidade próxima e acessível. O síndico deve aproveitar a tecnologia a seu favor, com mecanismos e canais que gerem uma cultura de comunicação positiva e assertiva. Locação de espaços, carro estacionado em garagem do vizinho, situação de perigo em área comum, limpeza da piscina, poda de plantas. Tudo pode ser compartilhado para alinhamento de ideias e interação. E a comunicação, pessoal ou virtual, é o canal mais importante para um bom relacionamento entre vizinhos. Os meios digitais surgiram para conectar pessoas, além do mero encontro esporádico nos elevadores, oportunizando união, criação de laços entre estes, com os colaboradores e corpo diretivo, facilitando a vida do síndico que seja um bom gestor, ao priorizar a informação e transparência. Um ambiente de diálogo, que cabe bem na palma da mão”, concluiu.