Concierge: um facilitador de sonhos

Durante os séculos 19 e 20, na França, eles eram chamados de portier ou porter (em inglês). Eram o principal elo das relações dos hotéis de luxo com os seus hóspedes. Foi nessa época que a figura do concierge surgiu em vários grandes hotéis de Paris e da Europa Ocidental. O serviço rapidamente se tornou popular e essencial em hotéis cinco estrelas, e hoje podemos ver com muito mais frequência em empreendimentos de grande porte.

Para trazer um exemplo de uma brilhante concierge, vamos conhecer a história de Priscila Santana (foto), filha de Telma Santana, mãe da Valentina. Com 29 anos, tem muita experiência na área. Ela nos conta um pouco sobre como iniciou nessa função que já vem desempenhando há oito anos em um condomínio de grande porte em Salvador (BA). Ela soube como fazer a diferença por onde passou e quando iniciou suas atividades dentro de um condomínio, e teve o privilégio de ser treinada por uma das melhores gestoras de facilities que já conheci: Vânia Reis.

Priscila foi evoluindo de função em função dentro do empreendimento e tinha algo nela que gritava aos olhos: o brilho pelo novo e pelo diferencial. Sempre disposta a fazer a diferença, com personalidade forte e muita irreverência, ela nos mostra o que de fato uma pessoa precisa ter para ser um concierge de referência. Desde a sua apresentação, sempre alinhada e prezando sempre pela elegância, se fez presente todos esses anos plantando a semente de uma história que promete ainda muitos desdobramentos. Mas, afinal, qual o papel desse profissional dentro dos condomínios?

O termo concierge surgiu a partir da expressão francesa “Comte Des Cierges”, que significa “contador de velas”, um cargo comum no século 19, designado à pessoa responsável por cuidar da iluminação e limpeza dos castelos. Inicialmente, o termo francês foi utilizado para nomear um profissional que trabalha em hotéis e presta assistência aos clientes, exercendo diversas funções relativas à organização e ao atendimento. No entanto, com o tempo, esse profissional começou a surgir em outros estabelecimentos como bancos, hospitais e condomínios, e mesmo em diferentes tipos de empreendimento o termo permaneceu.

Dessa maneira, pode-se dizer que o concierge de condomínio é alguém designado para atender as demandas dos moradores. Coordenando e realizando tarefas que ajudam a manter o condomínio funcionando da melhor forma. Por isso, e graças à tendência crescente no mercado imobiliário de oferecer serviços diferenciados para seus clientes, o trabalho do concierge tem se tornado cada vez mais comum.

O concierge de condomínio é um profissional capacitado para atender as necessidades do condomínio e dos seus moradores, exercendo diversas funções: entre esclarecer dúvidas dos moradores, cuidar da parte operacional e de manutenção do local, além de oferecer um atendimento personalizado.

Priscila se destaca e permanece nessa atividade justa- mente por estar sempre atenta e disponível para as necessidades dos moradores. Junto com outros colegas de equipe, ajusta as providências de serviços, recepciona demandas e faz diferença até mesmo na atuação com a sua gestora e síndico. Uma função de extrema relevância e que merece ser homenageada.

Vocês são fundamentais e únicos! Que vocês nunca esqueçam que são chaves e que tenho muito orgulho de liderar uma equipe de concierges tão especial!

Christiane Romão é psicóloga, síndica profissional, gerente condominial, MBA em gestão de pessoas, CEO do Meu síndico.vc